quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

BAIXA À DERIVA OU A INCERTEZA DO NOSSO RUMO

01/02/2010
BAIXA À DERIVA OU A INCERTEZA DO NOSSO RUMO
A Baixa encontra-se num estado de degradação indescritivel ... Com efeito, no escrutinio internacional a que estamos sujeitos quanto ao nosso potencial futuro, agora em comparação com a Grécia, algum suposto enviado exterior ao tentar avaliar comparativamente o nosso nivel civilizacional ou de consciência cultural, numa cidade que pretende ser turística , deparando-se com o estado em que se encontra o nosso Centro Histórico (Baixa) iria declarar-nos incapazes, sem identidade, orgulho, auto-estima ou qualquer capacidade de iniciativa ... e portanto definitivamente condenados.
Assim, neste desespero e incapacidade, quando surge algum empresário que pretende investir na Baixa, ficamos agradávelmente surpreendidos, e as autoridades camarárias deveriam ter um departamento estratégico de intervenção urgente nesta área critica ... mas, precisamente dirigido a acompanhar, a aconselhar, a explicar as regras, afim de que as necessárias exigências não o façam desistir ...
Este "post" destina-se a levar-nos a reflectir sobre a questão : Existe ou não um regulamento para a Baixa?
Já sei ... estamos à espera do Plano de Pormenor ... mas embora este Plano de Pormenor se refira na sua formulação à Classificação da Baixa a Património Mundial, há muito que se desistiu ... e no presente ... cada um faz o que quer ...
Assim, vejamos ... um empresário sem dúvida bem intencionado, decidiu abrir um estabelecimento de cafetaria urbano-cosmopolita, que já se transformou, pelo seu sucesso numa "âncora" para a dinâmica de ocupação e vivência da Baixa ... ao fazê-lo decidiu também desenvolver um projecto hoteleiro no primeiro andar.
Ele chegou ao ponto de NÃO utilizar PVC ou Aluminio nas portas ou janelas (coisa que toda a gente faz sem que a C.M.L. diga, nem ai nem ui ) ... só que minguém lhe explicou o que é uma porta Pombalina, ou quais são as regras (ou deveriam ser) das tipologias Pombalinas ... nas portas e janelas.
Vejam as imagens, e reparem que nas imagens dos arquétipos de portas Pombalinas apresento propositadamente, uma verde escura e outra de madeira nua, de forma a assimilar-mos a sua gloriosa textura e a riqueza morfológica da sua autenticidade.
Saudações Lisboetas e Preocupadas ... António Sérgio Rosa de Carvalho.







Sem comentários: