sexta-feira, 19 de março de 2021

O Bairro das Estacas, em Alvalade, está em vias de classificação // Alvalade ... Sabemos Apreciar ? Reconhecer ? Somos capazes de Proteger ? por António Sérgio Rosa de Carvalho. 22/05/2011

 O Bairro das Estacas, em Alvalade, está em vias de classificação


//Bairro construído entre 1949 e 1954 está agora protegido pela Lei de Bases do Património Cultural. Zona verde do bairro, que foi projectada pelo arquitecto Ribeiro Telles, foi requalificada recentemente.

 

Cristiana Faria Moreira

17 de Março de 2021, 14:29

https://www.publico.pt/2021/03/17/local/noticia/bairro-estacas-alvalade-vias-classificacao-1954810?fbclid=IwAR2tOfPNkTZg4xd70GgfPJpKWcqqxuEZPLPpDOv_RKSOb8pH_YNasNFVx8w

 

O Bairro das Estacas, em Lisboa, está em vias de classificação, estando assim protegido pelo regime de protecção e valorização do património cultural​. De acordo com um anúncio publicado em Diário da República esta quarta-feira, este bairro da freguesia de Alvalade será alvo de um procedimento de classificação, o que lhe atribui, desde já, as mesmas protecções legais de que gozam os bens patrimoniais classificados.

 

“O conjunto em vias de classificação e os imóveis localizados na zona geral de protecção (50 metros contados a partir dos seus limites externos) ficam abrangidos pelas disposições legais em vigor"desta legislação que estabelece as bases de protecção e valorização do património cultural”, refere o despacho assinado pelo subdirector-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos.

 

O bairro de habitações económicas de São João de Deus, que ficaria conhecido como Bairro das Estacas, situado entre as ruas Bulhão Pato, Teixeira de Pascoais, Antero de Figueiredo, Pedro Ivo e Avenida Frei Miguel Contreiras, foi construído entre 1949 e 1954 e é um exemplo da arquitectura modernista em Lisboa.

 

Foi projectado pelos arquitectos Ruy Athouguia e Sebastião Formosinho Sanchez, integrado no programa de construção do Bairro de Alvalade, com o objectivo de aí criar um conjunto habitacional de renda limitada.​ Esses terrenos estavam então ocupados por diversas parcelas hortícolas, que foram então expropriadas pela Câmara Municipal de Lisboa.

 

A obra, encomendada pelo município, rompeu com o modelo de arquitectura tradicional, ao gosto do Estado Novo, ao erguer os edifícios sobre pilares — as estacas que deram nome ao bairro — e sob um tapete de natureza que foi projectado pelo arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles.

 

Com esse desenho, inovador para a época, rompeu com a organização tradicional do quarteirão totalmente fechado, uma vez que no seu interior nasceram espaços ajardinados, zonas de lazer que permitiam a circulação pedonal entre os blocos habitacionais. Essa parte exterior foi recentemente requalificada pela Junta de Freguesia de Alvalade, após um período de auscultação pública.

 

Os blocos assumiram também uma feição moderna, seguindo o exemplo do que já vinha a ser praticado em algumas cidades europeias, com a influência da arquitectura proposta por Le Corbusier.

 

O arrojo para a época valeu a este projecto e aos seus arquitectos o reconhecimento internacional, tendo sido premiados em 1950 na Bienal de Arquitectura de São Paulo. Em 1954 receberam também o Prémio Municipal de Arquitectura.

 

tp.ocilbup@arierom.anaitsirc

 

Alvalade ... Sabemos Apreciar ? Reconhecer ? Somos capazes de Proteger ? por António Sérgio Rosa de Carvalho. 22/05/2011

Todos admiramos o mais importante, coerente e bem sucedido plano urbanístico da Cidade de Lisboa, depois da Baixa ... O Bairro de Alvalade de Faria da Costa.
Mas sabemos reconhecer o seu valor de Unidade ? ... e consequentemente protegê-lo? ...em todas as suas manifestações e características ... abrangendo como Unidade Indivisivel , os seus diferentes periodos desde as típicas avenidas e praças Estado Novo até ao Bairro das Estacas e a Av. Dos E.U.A.?
Há muitos anos que defendo a Classificação Patrimonial como Conjunto Urbano desde a Alameda ao Júlio de Matos.
Olhemos para alguns exemplos e façamos uma comparação Internacional.




Aqui temos um primeiro exemplo de um atentado irreversivel no que respeita a unidade da Alameda, este "apoiado" na sua capacidade e efeito alienante, na própria intervenção arquitectónica no I.S.T. e na envolvente da Fonte Luminosa.



Nem Arquitectos nem Engenheiros conseguiram preservar e proteger o grande Monumento de Pardal Monteiro, e todo um processo de adulteramento e acrescentos com barracões e barraquinhas, foi culminado com a construção destas “black boxes”, que arruinaram definitivamente este notável conjunto e a sua experiência no horizonte ...




Não houve o cuidado de garantir o horizonte e garantir na experência de vista , a projecção do ponto focal na envolvente da Fonte Luminosa, destruindo assim a Axialidade de forma irreversível ...



Mas este processo de “penetração” e alienação da unidade do Plano já tinha sido iniciado durante o próprio Estado Novo, com este “skyscraper” na Praça de Londres, anulando a composição, que se pretendia simétrica com o “arranha céus” Português Suave ... e o resto da composição da Praça, rematada do outro lado com o edifício de gaveto (Av. Manuel da Maia/ Av. Guerra Junqueiro).



Também ficámos sem o cinema Alvalade ... importante elemento deste Conjunto Urbano que devia ter sido protegido como elemento indivisivel do Plano Urbanístico e protegido como Objecto Arquitectónico de Valor Patrimonial.



Como explicar o estado em que se encontra este edifício na Praceta João do Rio / Almirante Reis … ?
Mais uma ameaça para uma possível demolição e alteração ?
Devido ä qualidade do conjunto intacto da Praceta ... impensável e inaceitável ... no entanto cuidado ! C.M.L. ?!?








O mítico "Bairro das Estacas" 1949-52, Monumento Urbanístico do periodo heróico do Movimento Moderno em Portugal, encontra-se num estado lastimável de Conservação e Adulteração ( acrescentos de todo o tipo, marquises )e exige um restauro cuidado segundo os preceitos estabelecidos pela DOCOMOMO. Ver o exemplo da Openluchtschool, de Duiker, em Amsterdam ilustrado mais abaixo ...




Nem uma marquise … no horizonte …



O Plano "Zuid" (Sul) de Berlage completado em 1917, pode ser comparado em extensão e rigor de planeamento urbanístico, com estabelecimento de tipologias arquitectónicas a construir, ao plano de Faria da Costa para Alvalade.
Foi uma das áreas, onde a famosa “Amsterdam School”, que representa uma outra escola da Modernidade, na herança do Expressionismo ( e contrária ao minimalismo depurador e clinico da “Machine a Habiter”da faceta Funcionalista do Modernismo representada na Holanda pelo “Het Nieuwe Bouwen”),e desenvolveu uma arquitectura executada com grande cuidado para a expressão artística e plasticidade ornamentada dos materiais.
Reparar no estado de conservação e no rigor do restauro ... na qualidade das madeiras e materiais e na ausência absoluta de elementos e acrescentos híbridos ...






Interessante conjunto de um tipo de "Amsterdam School" mais "funcionalizado" através da construção em betão e de formas cúbicas trazidas pelo seu processo e técnica de execução, mas mantendo os seus detalhes ornamentais e decorativos. Projecto de 1924 de F.A.Warners na De Hacquartstraat. Reparar no rigor da conservação e pureza do restauro.





A Openluchtschool de J. Duiker 1929-30 na Clio Straat ( a escola ao ar livre ) "escondida" num logradouro, é outro raro exemplo de "penetração" no Plano, do Funcionalismo Puro do "Nieuwe Bouwen". Por sinal completamente restaurada segundo os mais rigorosos e puristas preceitos estabelecidos pelo DOCOMOMO ( o ICOMOS dos Monumentos do Movimento Moderno ) ... a fórmula de restauro a aplicar no "Bairro das Estacas".



A influência directa do periodo “Chicago”de Frank Lloyd Wright, alternativa ao funcionalismo dentro do Modernismo, através de toda uma herança da organicidade e plasticidade da tradição “Arts and Crafts”, é omnipresente ...

Sem comentários: