OPINIÃO
Imigrantes: as escolhas (2)
É natural que um país queira privilegiar umas tradições e
umas culturas, isto é, umas nacionalidades, em detrimento de outras. Também
parece natural que queira definir preferências profissionais.
António Barreto
4 de Março de
2023, 6:24
https://www.publico.pt/2023/03/04/opiniao/opiniao/imigrantes-escolhas-2-2041090
Por egoísmo e
necessidade, Portugal acolhe todos os anos uns milhares de imigrantes de que
precisa. No quadro da quebra de natalidade verificada nas últimas décadas, os
motivos são muitos. Os mais importantes estão ligados ao trabalho e à economia.
Sobressaem as necessidades de mão-de-obra. Há falta de trabalhadores em muitos
sectores. Os residentes emigram ou fogem de certos trabalhos. Os imigrantes
ajudam à produção nacional e à exportação de bens e serviços, assim como ao
aumento do consumo. Os legais contribuem para os rendimentos da Segurança
Social e para as receitas fiscais. Por todas estas razões, Portugal necessita
de imigrantes.
Não é só por
necessidade que Portugal acolhe imigrantes. Há também motivos relacionados com
os valores dominantes em cada tempo e sociedade, como sejam a humanidade e a
solidariedade. Ou obrigações ligadas a compromissos e ao espírito prevalecente
em comunidades internacionais. Sem falar na humanização destas políticas, como
se pode verificar quando há imigrantes que se justificam pela reunião famílias.
Cada país tem refugiados em múltiplas situações que ilustram estes motivos para
as migrações e que estão por vezes bem longe do interesse e da necessidade.
Há, no mundo,
milhões de candidatos à emigração para países mais ricos, desenvolvidos,
abertos e com necessidades de mão-de-obra. Conforme os quadrantes geográficos e
as relações sociais, políticas e económicas, os candidatos à emigração
dirigem-se para os países da sua escolha. Ou que se enquadrem numa tradição
social, política e cultural. Ou simplesmente países que oferecem oportunidades.
Há também milhões que tentam fugir por desespero e miséria, para sobreviver.
Dirigem-se para qualquer país possível. Muitos são perseguidos e procuram
abrigo. A grande maioria dirige-se para os países europeus e norte-americanos.
Há também, em números consideráveis, pessoas que se deslocam para qualquer
sítio, de preferência países vizinhos, para fugir às guerras. Vários países
africanos estão nestas circunstâncias. Actualmente, também da Ucrânia partiram
milhões de deslocados.
As políticas dos
países de acolhimento variam. Uns têm controlos apertados e exigem contratos de
trabalho, períodos experimentais, actividades sazonais antes de empregos
permanentes e autorizações temporárias antes das definitivas. Há países que
tentam administrar as migrações segundo as necessidades da economia, as
oportunidades de trabalho, a existência de familiares já estabelecidos e as
especialidades profissionais. Há ainda os que tentam definir quotas por
nacionalidade, isto é, só aceitar originários de certos países. Há finalmente
países que abrem as portas a imigrantes sem controlo ou quase sem condições.
Importa notar que
entre os países que recebem imigrantes e refugiados contam-se só democracias.
As ditaduras e regimes equiparados não aceitam imigrantes nem refugiados. Não
há imigrantes na China, na Rússia, na Bielorrússia, na Venezuela ou na Coreia
do Norte. Como não havia na União Soviética ou nos países comunistas, nem nos
países fascistas. Das ditaduras foge-se, para elas não se emigra. Os êxodos de
massas em situação de guerra podem, como foi várias vezes o caso em África,
orientar-se para países próximos da ditadura, mas trata-se de emergências
vitais.
Em Portugal, como
em quase todos os países da Europa e da América do Norte, discutem-se as
políticas de acolhimento. Os problemas são muito graves. Já se percebeu que
esta questão está em agravamento e vai transformar-se num dos mais sérios
problemas da Europa. Ainda por cima, estamos a tratar de questão que exige
aproximação global, isto é, europeia, mas também nacional. É provável que nunca
se consiga pôr em prática uma política europeia. Cada povo tem a sua história,
a sua cultura e os seus amigos. Por mais que se avance na integração europeia,
a diversidade marcará as escolhas e as políticas. E, quando esta não é
respeitada, as pulsões nacionalistas, democráticas ou não, surgem
imediatamente.
A política dita
“de porta aberta”, de acolhimento de quem vem, de tolerância com a ilegalidade,
é um estímulo às piores condições de imigração. Por exemplo, às redes de
tráfico de trabalhadores, uma espécie de negreiros, que, dos confins da Ásia ao
Próximo Oriente e do Mediterrâneo a África, organizam os fluxos, incluindo
salva-vidas deficientes, mudanças de barcos e de aviões, alternância de
autocarros e outros meios de transporte. Esta gente deveria ser perseguida. Os
preços de uma passagem para qualquer país da Europa podem oscilar entre três e
30 mil euros. Os acidentes, os naufrágios e as mortes acidentais fazem parte da
pressão exercida sobre os países de acolhimento para que, por motivos
humanitários, recebam toda a gente, especialmente mulheres, crianças, idosos e
parturientes. Pior ainda: os acidentes estimulam o negócio.
Quaisquer que
sejam os argumentos, das necessidades de mão-de-obra à humanidade, uma coisa é
certa: as práticas seguidas actualmente por Portugal são incentivos à
clandestinidade, ao tráfico e ao abuso dos imigrantes pobres, sobretudo dos
ilegais. Por isso, as melhores políticas de acolhimento são aquelas que definem
os princípios orientadores de controlo de movimentos e de legalidade de
contratos de trabalho e de autorizações de residência.
Além disso, é
natural que um país queira privilegiar umas tradições e umas culturas, isto é,
umas nacionalidades, em detrimento de outras. Também parece natural que um
país, o seu povo e os seus representantes queiram definir preferências
profissionais, isto é, imigrantes que venham preencher lacunas, abrir
oportunidades e desenvolver certas actividades.
As políticas de
imigração, em Portugal e noutros países europeus, não são sufragadas pelo
eleitorado. E deveriam ser. Quase não há referendos sobre a imigração, nem,
aliás, é certo que esse seja o melhor método de decidir. O Parlamento nunca foi
chamado a aprovar uma política consistente e pormenorizada de imigração. Nos
programas eleitorais, os partidos ficam-se por proclamações vistosas sem
medidas concretas. Em geral, os partidos têm medo de se comprometer com as migrações.
Preferem agir, no governo, por medidas administrativas. Ou deixar correr a vida
e acudir quando há problemas.
As políticas de
imigração, em Portugal e noutros países europeus, não são sufragadas pelo
eleitorado. E deveriam ser
Ora, uma coisa é
segura. É absolutamente legítimo que um povo queira decidir o que é melhor para
si, sobretudo no que toca à população. A melhor maneira de o fazer é
evidentemente a de escolher as vias e os compromissos que lhes são
apresentados. Desde que o sejam!
O autor é colunista do PÚBLICO
OPINION
Immigrants: the
choices (2)
It is natural for
a country to want to privilege some traditions and cultures, that is, some
nationalities, to the detriment of others. It also seems natural that you want
to set professional preferences.
Antonio Barreto
4 March 2023 at
06:24
https://www.publico.pt/2023/03/04/opiniao/opiniao/imigrantes-escolhas-2-2041090
Out of selfishness and necessity, Portugal
welcomes every year a few thousand immigrants it needs. In the context of the
fall in birth rates in recent decades, the reasons are many. The most important
are linked to work and the economy. Labor needs stand out. There is a shortage
of workers in many sectors. Residents emigrate or flee certain jobs. Immigrants
help domestic production and export of goods and services, as well as increase
consumption. Legal individuals contribute to Social Security income and tax
revenues. For all these reasons, Portugal needs immigrants.
It is not only out of necessity that Portugal
welcomes immigrants. There are also reasons related to the dominant values in
each time and society, such as humanity and solidarity. Or obligations linked
to commitments and the prevailing spirit in international communities. Not to
mention the humanization of these policies, as can be seen when there are
immigrants who justify themselves by reuniting families. Each country has
refugees in multiple situations that illustrate these reasons for migration and
that are sometimes far from interest and necessity.
There are millions of applicants in the world
to emigrate to richer, more developed, open countries with a labor need.
Depending on geographical quadrants and social, political and economic relations,
candidates for emigration go to the countries of their choice. Or that they fit
into a social, political and cultural tradition. Or simply countries that offer
opportunities. There are also millions who try to flee out of despair and
misery in order to survive. They head to any possible country. Many are
persecuted and seek shelter. The vast majority go to European and North
American countries. There are also, in considerable numbers, people who move
anywhere, preferably neighbouring countries, to flee wars. Several African
countries are in these circumstances. Today, millions of displaced people have
also left Ukraine.
The policies of the host countries vary. Some
have tight controls and require employment contracts, probationary periods,
seasonal activities before permanent jobs and temporary permits before
permanent ones. There are countries that try to manage migration according to
the needs of the economy, job opportunities, the existence of already
established family members and professional specialties. There are also those
who try to define quotas by nationality, that is, only accept origins from
certain countries. Finally, there are countries that are opening their doors to
unchecked or almost unconditional immigrants.
It should be noted that only democracies are
among the countries that receive immigrants and refugees. Dictatorships and
similar regimes do not accept immigrants or refugees. There are no immigrants
in China, Russia, Belarus, Venezuela or North Korea. As there was no in the Soviet
Union or in the communist countries, nor in the fascist countries.
Dictatorships are fleeed, they are not emigrated. The exoduses of masses in a
situation of war may, as has been the case several times in Africa, be oriented
towards countries close to the dictatorship, but these are vital emergencies.
There are no
immigrants in China, Russia, Belarus, Venezuela or North Korea. As there was no
in the Soviet Union or the communist countries, nor in the fascist countries
In Portugal, as in almost all countries in
Europe and North America, reception policies are discussed. The problems are
very serious. It has already been realised that this issue is getting worse and
is going to become one of the most serious problems in Europe. On top of that,
we are dealing with an issue that requires a global approach, that is, a
European one, but also a national one. It is likely that a European policy will
never be put into practice. Each people has its own history, culture and
friends. No matter how much progress is made in European integration, diversity
will mark choices and policies. And when this is not respected, nationalist
impulses, democratic or not, arise immediately.
The so-called "open-door" policy, of
welcoming those who come, of tolerance for illegality, is a stimulus to the
worst conditions of immigration. For example, to the workers' trafficking
networks, a kind of slavers, who, from the far reaches of Asia to the Near East
and from the Mediterranean to Africa, organize the flows, including disabled
lifeguards, changes of boats and planes, alternation of buses and other means
of transport. These people should be persecuted. The prices of a ticket to any
country in Europe can range between three and 30 thousand euros. Accidents,
shipwrecks and accidental deaths are part of the pressure on host countries to
welcome everyone, especially women, children, the elderly and parturients, for
humanitarian reasons. Even worse, accidents stimulate business.
Whatever the
arguments, from the needs of labor to humanity, one thing is certain: the
practices currently followed by Portugal are incentives for the clandestinity,
trafficking and abuse of poor immigrants, especially illegal immigrants.
Therefore, the best reception policies are those that define the guiding
principles of movement control and legality of employment contracts and
residence permits.
Moreover, it is natural for a country to want
to privilege some traditions and cultures, that is, some nationalities, to the
detriment of others. It also seems natural that a country, its people and its
representatives want to define professional preferences, that is, immigrants
who will fill gaps, open opportunities and develop certain activities.
Immigration policies, in Portugal and other
European countries, are not supported by the electorate. And they should be.
There are almost no referendums on immigration, nor, for that matter, is that
the best method of deciding. Parliament has never been called upon to adopt a
consistent and detailed immigration policy. In electoral programs, parties are
left with showy proclamations without concrete measures. In general, parties
are afraid to compromise on migration. They prefer to act, in government, by administrative
measures. Or let life run and help when there are problems.
Immigration
policies, in Portugal and other European countries, are not supported by the
electorate. And they should be
Now, one thing is
certain. It is absolutely legitimate for a people to want to decide what is
best for them, especially when it comes to the population. The best way to do
this is, of course, to choose the ways and compromises presented to them. As
long as they are!
The author is a columnist for PÚBLICO


Sem comentários:
Enviar um comentário