sábado, 30 de março de 2024

Vem um Ventura e come-o

 


Ana Drago

Investigadora do CES

VIRANÇA

29 março 2024 às 01:13

https://www.dn.pt/2966964822/vem-um-ventura-e-come-o/

Vem um Ventura e come-o

1. O que aconteceu nos últimos dias na Assembleia da Repúblic (AR) não foi (apenas) o saldo da incompetência política do PSD. Foi o resultado de uma armadilha, habilmente montada pelo Chega, que sabia poder capitalizar qualquer dos resultados possíveis. Ventura anunciou sob os holofotes o primeiro “acordo” das direitas na AR. Depois esperou. Se o acordo fosse tomado como certo, era o primeiro rombo no “não é não” de Montenegro. O Chega ungia-se de gravitas institucional, autointitulava-se como incontornável no atual cenário político e continuava a pressionar para participar na governação. Se, como aconteceu, o PSD reagisse procurando sacudir esse compromisso, para não contradizer o “não é não”, o Chega vitimizava-se e lançava a confusão. Nem PS nem PSD poderiam manter um impasse que ia erodindo a credibilidade das instituições a cada minuto televisivo. Ao contrários deles, o caos não afeta Ventura, dá-lhe alento. Depois, era só lançar o anátema do Bloco Central, que é sempre mortal para os partidos do centro.

 

2. Neste episódio, o PSD mostrou incompetência na gestão política – e já muito foi dito sobre isso. Mas, acima de tudo, mostrou com uma ingenuidade comovente que ainda não percebeu o que é o Chega. Primeiro, o PSD pensou que o Chega se contentaria, de momento, em eleger Pacheco de Amorim. Não, o fascista encartado só serviu como isco. A partir de 10 de março, Ventura quer ir ao pote e nada menos do que isso. Seja com um acordo de governação que anda a pedinchar desde a campanha eleitoral de forma insistente; ou por uma subida em eleições futuras que o torne mesmo incontornável à direita. Segundo, o PSD parece acreditar que, com alguns acordos limitados, ou com a inclusão nas instituições, o Chega se vai “civilizar”. Nada mais ingénuo. Isso era o tempo do CDS. Portas esgravatava até desenterrar cada voto bramando contra o rendimento mínimo, “certas etnias” e mobilizando a “lavoura” contra a “Europa”; e, depois das eleições, vestia fato de três peças e exibia a melhor pose de Estado. Nos últimos anos, Ventura seduziu esse voto e mais além. Mas, ao contrário de Portas, nada tem a ganhar com um bom comportamento institucional. Cresceu e vive pendurado no bruaá mediático que se alimenta da confusão e dos clips nas redes sociais, que ganham tração através do insulto e do extremismo. Não tem nem princípios políticos, nem razões pragmáticas que o façam questionar a sua fórmula ganhadora.

 

3. O voto em Pacheco de Amorim de todos os deputados do PSD é a arma fumegante que prova que Montenegro acha que o seu governo depende de possíveis acordos com o Chega. Só isso pode explicar que, depois do PSD ter sido humilhado pelo Chega com todo o país a assistir em direto, se engula o mínimo de amor-próprio e que se ignore a traição sem pestanejar. Valores mais altos se levantam – o governo de Montenegro ainda acredita que pode vir a apoiar-se no Chega para a implementação do programa ideológico da direita.

 

Desengane-se. Ventura quer o poder. Não quer “ajudar o PSD” ou a fraternidade da direita a implementar um programa e não se contentará com supostos ganhos de causa. Porque ambiciona roubar-lhe a hegemonia no espaço da direita, e porque quer forçar uma reconfiguração política do PSD que lhe permita aceder ao poder, o Chega é a ameaça existencial ao atual PSD.

 

4. A batalha pela alma do PSD está hoje a ser travada em cada golpe, iniciativa e declaração. É por isso que não devemos ignorar o ativismo tonitruante de tantos dirigentes social-democratas na defesa do diálogo com a extrema-direita. São o eterno coro dos poderes fáticos que se guiam pela balada do Gato Pardo – percebem que é preciso que algo mude para que o seu poder fique na mesma. O que Passos Coelho, Relvas, Pinto Luz, Miguel Morgado e tantos outros nos mostram é que há uma disponibilidade interna para vestir o PSD para um casamento com a extrema-direita, tomando essa união como a forma “normal” da direita política no século XXI.

 

5. Noutros países, onde esse casamento já se deu, é possível tirar algumas lições sobre o que tem acontecido à direita “tradicional”. Num contexto certamente diferente, a ascensão de Trump nos EUA alimentou-se, num primeiro momento, da retórica política extremista lançada pelo movimento Tea Party dentro do Partido Republicano, mas ganhou depois o seu peso próprio e mudou irreversivelmente a identidade política do GOP. E, ao contrário do que dizia a direita portuguesa, nem Trump, nem Bolsonaro, nem mais recentemente Milei, se “moderaram” quando foram eleitos. Quando chega ao poder, a nova direita extremista insiste em manobras de instabilidade e atropelo às regras institucionais, muda-as numa lógica autoritária, e mantém a retórica de guerra civil interna contra os imigrantes, os pobres e o “espaço socialista”.

 

6. O texto foi crescendo, e não sobra espaço para a analisar o acordo feito pelo PS com o PSD, e o que foi dito e feito pelas várias forças à esquerda. Se o céu não nos cair em cima da cabeça nos próximos dias, gostaria de voltar a essa análise num próximo texto.

 

7. No momento em que escrevo, Montenegro ainda não anunciou o seu elenco governativo. Pode ser que parte das respostas a estas questões possa ser lido nas suas escolhas para o executivo. Porque das duas, uma: ou o PSD luta pelo seu espaço e pela sua identidade política; ou, parafraseando Mário Henrique Leiria, vem um Ventura e come-o. É que acontece às forças políticas que “ficam deitadas, caladas, a esperar o que acontece”.

Sem comentários: