quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Lisboa ultrapassa Madrid, Barcelona e Milão como capital mais cara do sul da Europa

 


Lisboa ultrapassa Madrid, Barcelona e Milão como capital mais cara do sul da Europa

4 de outubro de 2022

https://www.diarioimobiliario.pt/Lisboa-ultrapassa-Madrid-Barcelona-e-Milao-como-capital-mais-cara-do-sul-da-Europa?fbclid=IwAR1TZYRXv_nq1ReZ10sIB9r4Lsc-noF1N-iFV7p2Wc8dBX2LT_klSZID3to

 

O Relatório de Agosto da Casafari confirma que o preço médio de venda por m2 em Lisboa está mais alto que Madrid, Barcelona e Milão, sendo apenas superado por Paris.

 

A maior plataforma europeia de dados imobiliários, apresentou hoje as conclusões do Relatório do Mercado Residencial, que compreendem os meses de Junho a Agosto de 2022, evidenciando o mês de Agosto, comparativamente com o período homólogo de 2021 de cinco cidades europeias: Lisboa, Madrid, Barcelona, Paris e Milão.

 

As categorias analisadas foram o preço médio por metro quadrado para venda e arrendamento, bem como a oferta e procura nas listagens de imóveis a que a Casafari tem acesso, de onde se tiram conclusões como a evolução de transações no mercado residencial.

 

Principais conclusões:

 

Em Agosto de 2022, Lisboa apresentou um preço médio venda de 4.817 uros/m2 apenas superado pelos 12.674 euros/m2 de Paris enquanto Madrid, Barcelona e Milão não passaram dos 4.764 euros/m2.

 

Os preços de venda, nestas cinco cidades, aumentaram lentamente, 2,6% em média, entre Agosto de 2021 e 2022, sendo que Lisboa ultrapassou Milão, Madrid e Barcelona como a capital mais cara do sul da Europa para comprar casa, em Agosto de 2022.

 

Lisboa e Madrid têm o crescimento dos preços mais acentuado, com aumentos de 5,4% e 5,0%, respectivamente.

 

Em Barcelona, os preços registaram-se estáveis, com um ligeiro aumento de 0,9% e em Paris caíram 0.6%.

 

Neste período, o crescimento dos preços de arrendamento ultrapassou o aumento dos preços de venda nas cidades observadas. Os arrendamentos subiram em média 13,1% em 2022 comparado ao período homólogo. Lisboa lidera o grupo com uma variação positiva de 23,2% de crescimento anual das rendas. Por outro lado, Paris teve um desempenho mais modesto com um aumento de 5.0%.

 

A diminuição da oferta de imóveis para arrendar foi consistente em todas as cidades analisadas, onde o número de anúncios diminuiu, em média, 32%. Lisboa foi a capital que mais sentiu a redução de oferta de listagem de imóveis com um decréscimo de 52,3%. Milão e Barcelona caíram 37,2% e 31,6%, respetivamente. Madrid teve um decréscimo moderado de 16,3%.

 

Através dos dados imobiliários recolhidos na própria plataforma que engloba mais de 250 milhões de listagens de imóveis de mais de 30.000 fontes de informação online, a Casafari está posicionada para observar as principais tendências do mercado imobiliário nas capitais europeias, tal como comprova esta análise.

 

Neste relatório, a empresa observa o mercado residencial, usando os parâmetros de apartamentos em segunda mão, de tipologia T0 a T3.

 

Ao nível da rentabilidade das rendas, o relatório identifica ainda que o investimento varia entre 4.7% em Lisboa, 5,3% em Madrid, 5.6% em Barcelona, 3.8% em Paris, 5.0% em Milão.

 

Para Juan Ruiz, Senior Transaction Specialist da Casafar: “Considerando o aumento das rendas e a potencial desestabilização dos preços de venda, parece ser um óptimo momento para os investidores desta classe de activos, que é visto como um investimento seguro e muito atraente nestes tempos turbulentos”.

Sem comentários: