sexta-feira, 17 de junho de 2022

Richard Quest, da CNN, quer que Lisboa, cheia de “alma”, resista ao “excesso de turismo”

 



CIDADE

Richard Quest, da CNN, quer que Lisboa, cheia de “alma”, resista ao “excesso de turismo”

 

O jornalista britânico da CNN veio a Lisboa no calor dos Santos Populares para gravar o novo episódio da sua série de viagens. Para terminar a visita, escolheu a Brasileira e… uns quantos pastéis de nata.

 



por Inês Leote

15.06.2022

https://amensagem.pt/2022/06/15/richard-quest-cnn-santos-populares-lisboa-brasileira-chiado-resista-excesso-turismo-crise-viagens/?fbclid=IwAR2Mnl-ddZ3KVGKIcizsRsQqUYtWS3Pk8YzGOcL99t_YLmBS1kA0VoUfLVI

 

De mãos nos ombros da estátua do poeta, Richard Quest absorvia a atmosfera de um Chiado a despertar. Diria quem passasse pel’A Brasileira nesta manhã que se tratava de um sósia, admirador de Fernando Pessoa, pela escolha do chapéu. Mas a verdade é que Pessoa teve de ser apresentado a Quest.

 

O correspondente de economia da CNN, conhecido também pelos seus programas de viagens, chegou à capital num mês quente para os lisboetas. Quente pelo calor que se faz sentir e porque a cidade está a “ferver com o turismo”. Ele próprio viveu a agitação da última noite de Santos Populares na Vila Berta, no dia 12.

 

No silêncio matinal do Chiado, sentado numa das mesas do icónico café A Brasileira (sede emocional da Mensagem), tomou o pequeno-almoço com a equipa.

 

Chamou-lhe “otimismo partilhado” na forma de um pastel de nata e um café. É com esses dois protagonistas que se senta ao lado de Fernando Pessoa e lhe elogia o chapéu, dando início à gravação que fechará o episódio do Admirável Mundo lisboeta, na CNN.

 

 “Alma, soul” foi a palavra que Quest escolheu para resumir a essência de Lisboa, uma capital que admite ter menosprezado erradamente até agora – uma cidade “elegante e encantadora” que tinha sido “ofuscada” por outras capitais europeias mais agitadas, mais enérgicas.

 

Ficou fã, revela, e convida os futuros espetadores a “provar por si” desta Alma.

 

Com outro trabalho em mãos, também aproveitou Lisboa como cenário para uma peça sobre economia.

 

Afinal, enquanto turista, as notícias sobre o aeroporto de Lisboa não lhe passam ao lado e, enquanto jornalista, a economia do país também lhe interessa. Desconfia que Portugal tenha “enfrentado melhor a pandemia devido à crise financeira”.

 

Richard Quest acrescentará Lisboa ao seu mapa de capitais agitadas. Viu que há muitas pessoas a visitar Lisboa e muitas a querer fazê-lo – “Lisbon is very hot at the moment”.

 

Richard Quest acredita que a chegada de voos e cruzeiros tem brindado o comércio de Lisboa, mas tem dúvidas que Portugal consiga evitar o “excesso de turismo”, principalmente no centro da cidade.

 

Cidades como Nova Iorque são grandes o suficiente, mas são um ponto de passagem para os turistas que também visitam os estados vizinhos. Quest diz que Lisboa ainda não está preparada para isso.

 

“O desafio é criar pontos atrativos fora daqui.” Di-lo no coração do Chiado, e questiona a capacidade dos políticos portugueses para admitir que “é necessário controlar os números”.

 

 

Richard Quest acredita que a chegada de voos e cruzeiros tem brindado o comércio de Lisboa, mas tem dúvidas que Portugal consiga evitar o “excesso de turismo”

 

Com o cenário atual no aeroporto Humberto Delgado, o ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, diz estar em marcha um plano de contingência, que se pode estender à limitação de voos em 2023. Quest diz que “não haverá solução fácil”.

 

O otimismo dos pastéis de nata que trincou nas gravações parece não ter chegado para o convencer. Talvez por isso tenha pedido a receita d’A Brasileira.

 

INÊS LEOTE

Nasceu em Lisboa, mas regressou ao Algarve aos seis dias de idade e só se deu à cidade que a apaixona 18 anos depois para estudar. Agora tem 21, gosta de fotografar pessoas e emoções e as ruas são o seu conforto, principalmente as da Lisboa que sempre quis sua. Não vê a fotografia sem a palavra e não se vê sem as duas. Agora, está a fazer um estágio de fotografia na Mensagem de Lisboa.

 

Ver página de autor

Sem comentários: