quinta-feira, 30 de junho de 2022

Pedro Nuno Santos não se demite. Decisão nas mãos de Costa

 


GOVERNO

Pedro Nuno Santos não se demite. Decisão nas mãos de Costa

 

O PÚBLICO apurou que o ministro das Infra-estruturas e da Habitação não tenciona apresentar um pedido de demissão e que já comunicou essa decisão ao primeiro-ministro. Desta forma o ónus fica totalmente nas mãos de António Costa.

 


David Santiago e Ana Sá Lopes

30 de Junho de 2022, 12:55

https://www.publico.pt/2022/06/30/politica/noticia/pedro-nuno-santos-nao-demite-decisao-maos-costa-2011983

 

Pedro Nuno Santos não se irá demitir e já comunicou essa mesma decisão ao chefe do Governo, segundo apurou o PÚBLICO junto de diversas fontes. O ministro das Infra-estruturas e da Habitação deixa assim a decisão de uma eventual demissão à responsabilidade do primeiro-ministro António Costa que, segundo soube também o PÚBLICO, irá demitir Pedro Nuno Santos no caso deste não sair pelo próprio pé.

 

O PÚBLICO apurou ainda que a publicitação do despacho que abria via à solução aeroportuária para Lisboa com base na fórmula Montijo/Alcochete apanhou o primeiro-ministro de surpresa, desde logo porque ficara decidido no órgão (uma estrutura de carácter informal) de coordenação política do executivo socialista que antes de qualquer decisão António Costa falaria primeiramente com o líder eleito do PSD, Luís Montenegro, que assume em pleno a presidência social-democrata no congresso marcado para o próximo fim-de-semana, no Porto.

 

O também líder do PS disse mesmo publicamente que esperaria por Luís Montenegro antes de qualquer decisão sobre o aeroporto. Esta quarta-feira, já depois de noticiada a intenção do ministério tutelado por Pedro Nuno Santos avançar para a solução Montijo/Alcochete, Luís Montenegro garantiu não ter recebido qualquer informação sobre o assunto.

 

Pedro Nuno Santos fintou o que estava combinado no seio do executivo precisamente numa altura em que António Costa estava fora do país, mais precisamente em Madrid onde participa numa cimeira da NATO. Já ao final da manhã desta quinta-feira, António Costa recusou, a partir da capital espanhola, comentar o assunto por não estar em Portugal. No entanto, o primeiro-ministro admitiu falar em breve uma vez chegado ao país.

 

Desta forma, mais explicações sobre este assunto poderão chegar durante o briefing do Conselho de Ministros que deverá ocorrer ao início da tarde, esperando-se que pelo menos a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, esteja nessa conferência de imprensa. Pedro Nuno Santos não marcou presença na reunião do Conselho de Ministros.

 

Surpreendido pela decisão, o primeiro-ministro deu indicações ao seu gabinete para, ao início da manhã desta quinta-feira, enviar um comunicado às redacções a dar conta da “revogação do despacho ontem publicado sobre o Plano de Ampliação da Capacidade Aeroportuária da Região de Lisboa”.

 

Esta descoordenação na comunicação do executivo socialista acontece poucas semanas depois de João Cepeda ter assumido funções como director de comunicação do Governo.

 

tp.ocilbup@ogaitnas.divad

tp.ocilbup@sepol.as.ana

Sem comentários: