sexta-feira, 26 de março de 2021

Primeiro ferryboat eléctrico português vai reduzir 300 toneladas por ano de CO2

 



AMBIENTE

Primeiro ferryboat eléctrico português vai reduzir 300 toneladas por ano de CO2

 

Embarcação irá servir a população de São Jacinto, em Aveiro, e a sua construção estará a cargo de um grupo português, a partir dos estaleiros da Navaltagus, no Seixal.

 

Maria José Santana

25 de Março de 2021, 19:53

https://www.publico.pt/2021/03/25/local/noticia/ferryboat-electrico-portugues-vai-reduzir-300-toneladas-ano-co2-1955962

 

Se tudo correr como previsto, dentro de ano e meio, o município de Aveiro deverá estar prestes a ser servido por um novo ferryboat que já vai merecendo algumas notas de destaque. Será o primeiro ferry eléctrico em Portugal e com um projecto 100% nacional, desde a concepção à engenharia, design e construção. Com esta embarcação, o município de Aveiro estima alcançar uma redução de 300 toneladas de CO2, por ano, para a atmosfera.

 

Este novo barco, cuja construção estará a cargo do grupo ETE, terá capacidade para transportar 19 viaturas (mais 30% do que o actual ferry) e 260 passageiros (mais 90 por cento). A apresentação do projecto, e a revelação das primeiras imagens 3D da futura embarcação, decorreu esta quinta-feira, nos Estaleiros da Navaltagus, no Seixal, a partir dos quais vai, então, ser construída a nova embarcação, que representa um investimento de cerca de 7 milhões de euros.

 

Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, congratulou-se com o facto de ter sido uma empresa portuguesa a ganhar o concurso público internacional daquele que é “o segundo maior investimento deste e do anterior mandato autárquico”. Para o autarca, não restam dúvidas quanto aos ganhos que a futura embarcação trará, especialmente no que à “redução da pegada ecológica” diz respeito, ainda para mais porque este projecto surge associado a outras iniciativas sustentáveis de mobilidade.

 

Uma delas, recorde-se, passa pela electrificação dos moliceiros — que ainda em 2021 estarão a operar nos canais urbanos da ria de Aveiro —, estimando-se uma redução de 400 toneladas de CO2.

 

Da parte do Grupo ETE, a concretização deste projecto é encarada como um passo decisivo para os seus estaleiros se especializarem na área do sector eléctrico. “A construção e a exploração do primeiro ferryboat eléctrico de Portugal, posiciona-nos na vanguarda da engenharia, permitindo-nos dar resposta a um desafio pioneiro na área da mobilidade”, destacou Luís Figueiredo, administrador do grupo. O empresário mostrou-se convicto de que este projecto “será apenas o primeiro passo de um caminho que alavancará o mercado da mobilidade eléctrica e da preocupação crescente com a sustentabilidade”.

 

Da parte da Câmara Municipal do Seixal também ficou uma nota de regozijo por o município, com fortes tradições na construção naval, “estar no caminho da inovação, o caminho das novas tecnologias ao serviço dos transportes”, destacou Joaquim Santos, presidente da autarquia.

 

tp.ocilbup@anatnas.esoj.airam

Sem comentários: