sexta-feira, 13 de junho de 2025

Considerações sobre um discurso de Lídia Jorge / Considerations on a speech by Lídia Jorge

 


Considerações sobre um discurso de Lídia Jorge

História de João Pedro Marques • há 2d •originalmente no Observador

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/other/considera%C3%A7%C3%B5es-sobre-um-discurso-de-l%C3%ADdia-jorge/ar-AA1GsRja

 

Numa passagem do seu discurso no passado dia 10 de Junho, a escritora Lídia Jorge acentuou, adequadamente, as múltiplas origens do povo português. Disse, a esse respeito, o seguinte: “Consta que em pleno século XVII 10% da população portuguesa teria origem africana. Essa população não nos tinha invadido. Os portugueses os tinham trazido arrastados até aqui, e nos miscigenámos. O que significa que por aqui ninguém tem sangue puro. A falácia da ascendência única não tem correspondência com a realidade. Cada um de nós é uma soma do nativo e do migrante, do europeu e do africano, do branco e do negro e de todas as outras cores humanas. Somos descendentes do escravo e do senhor que o escravizou”.

 

Passemos por cima do dado percentual errado — Lídia Jorge terá eventualmente confundido população portuguesa no século XVII com população de Lisboa no século XVI. Segundo Arlindo Manuel Caldeira a percentagem de escravos e negros livres, em Portugal, situar-se-ia entre os 3 e os 4%. Passemos, também, por cima de um curioso esquecimento relativamente aos árabes, isto é, aos asiáticos, que — esses, sim — nos invadiram, e muito antes do século XVII já constituíam parte significativa da população portuguesa. Somos a soma não apenas do europeu e do africano, mas também do asiático.

 

Mas tudo isso são detalhes. O que importa acentuar é que a escritora tem razão no resto que afirmou nesta breve passagem do seu discurso. Discurso que provocou reacções desencontradas, com o Chega, pela voz de André Ventura, a contestar, e a esquerda a vir para as redes sociais e, quase que imediatamente, para os jornais, a celebrar e a apoiar estas afirmações de Lídia Jorge. Contudo, essa esquerda não terá reparado que está a entrar em forte contradição (a esquerda é muito dada a não se prender com essas minudências). É que, se de facto, nós, portugueses, descendemos dos africanos e dos europeus, dos escravos e dos seus senhores, por que razão é que essa mesma esquerda que rejubila com o discurso de Lídia Jorge, apoia e exige, por outro lado, reparações pela escravatura? Se não somos apenas descendentes dos senhores, mas também daqueles que eles traficavam ou mantinham em escravidão, teremos de pagar reparações a quem? A nós próprios?

 

Fica a pergunta e passo adiante porque o discurso de Lídia Jorge suscita-me uma segunda questão, bem mais importante. É que numa outra passagem da sua intervenção, a escritora, referindo-se ao local do Algarve em que discursava e mais especificamente à questão dos Descobrimentos versus escravatura. Disse o seguinte:

 

“No início da Idade Moderna, Lagos e Sagres representaram tanto para Portugal e para a Europa que a sua volta se constituíram mitos que perduram. Sagres passou assim para a História e para a mitologia como lugar simbólico de uma estratégia que mudaria o mundo. Mas existe uma outra perspetiva, como é sabido, e hoje em dia o discurso público que prevalece é sem dúvida sobre o pecado dos Descobrimentos e não sobre a dimensão da sua grandeza transformadora. É verdade que a deslocação colectiva que permitiu estabelecer a ligação por mar entre os vários continentes e o encontro entre povos obedeceu a uma estratégia de submissão e rapto, cujo inventário é um dos temas dolorosos de discussão na actualidade. É preciso sempre sublinhar, para não se deturpar a realidade, que a escravatura é um processo de dominação cruel tão antigo quanto a humanidade, o que sempre se verificou foi diversidade de procedimentos e diferentes graus de intensidade. E é indesmentível que os portugueses estiveram envolvidos num novo processo de escravização longo e doloroso. Lagos, precisamente, oferece às populações actuais, a par do lado mágico dos Descobrimentos, também a imagem do seu lado trágico. Falo com o sentido justo da reposição da verdade e do remorso, por aqui se ter inaugurado o tráfico negreiro intercontinental em larga escala, com polos de abastecimento nas costas de África, e assim se ter oferecido um novo modelo de exploração de seres humanos que iria ser replicado e generalizado por outros países europeus até ao final do século XIX. Lagos expõe a memória desse remorso”.

 

Passemos de novo por cima de erros incompreensíveis, mas persistentes por terem aparentemente ficado calcificados em muitas mentes. É que, de facto, Lídia Jorge, não foram os portugueses que inauguraram “o tráfico negreiro intercontinental em larga escala”. Não repita, por favor, nem espalhe aos quatro ventos, mais informações falsas. Já bastam as que a esquerda woke aqui injecta. O tráfico negreiro de grande dimensão entre continentes foi inaugurado pelos povos de religião muçulmana que já a partir do século VIII traficavam escravos negros — escravas, sobretudo — de África para a Ásia e, depois, para a Europa.

 

Lídia Jorge afirmou também que “sempre houve quem repudiasse por completo a prática (da escravatura) e o teorizasse”, e que Gomes Eanes de Zurara, que escreveu a Crónica da Guiné, em 1448, e nos deixou uma descrição detalhada da chegada do primeiro grande número de escravos africanos a Lagos, quatro anos antes, seria contra aquela “degradação”. Mas está completamente enganada e a reproduzir, sem ter disso consciência, suponho, uma lengalenga woke que é falsa de cabo a rabo.

 

Sim, Zurara comovia-se com o espectáculo da partilha e com o afastamento forçado de pais e filhos. Contudo, como qualquer homem do século XV, logo acrescentava que, com o correr do tempo, e uma vez acalmada a dor da separação inicial, os escravos eram socialmente integrados, cristianizando-se, aprendendo os ofícios e acabando até, por vezes, por adquirir a liberdade. Para Zurara, a salvação das almas e a introdução à civilidade cristã legitimavam o acto escravizador e isso ficará claríssimo para quem, em vez de acreditar no que Lídia Jorge disse no seu discurso, ler as palavras do próprio cronista, que são as seguintes: “É assim que onde antes viviam em perdição das almas e dos corpos, (os negros) vinham de todo receber o contrário: das almas enquanto eram pagãos, sem claridade e sem lume de santa Fé; e dos corpos, por viverem assim como bestas, sem alguma ordenança de criaturas razoáveis, que eles não sabiam que era pão nem vinho, nem cobertura de pano, nem alojamento de casa; (…). Ora vede que galardão deve ser o do Infante (D. Henrique) ante a presença do senhor Deus, por trazer assim à verdadeira salvação não somente aquestes, mas outros mui muitos que em esta história ao diante podeis achar!”.

 

Não, Lídia Jorge, no século XV (e noutros, claro) não houve gente, que eu saiba, a insurgir-se contra o tráfico negreiro. A contestação a esse tráfico e à escravidão só se tornou comum a partir do último terço do século XVIII.

 

Mas deixando de lado esse e outros erros, o que quero dizer é que não estou certo de que a perspectiva que prevalece entre os meus concidadãos seja a do “pecado dos Descobrimentos”. E também duvido que o seu sentimento dominante seja o do “remorso” pela existência do tráfico e escravidão dos negros. Mas admitindo, por mera hipótese académica, que assim seja, a pergunta que quero fazer a Lídia Jorge e a todos os portugueses é a seguinte: serão essas perspectivas e esse eventual remorso adequados? É que os Descobrimentos tiveram um lado luminoso, positivo, que sucessivas levas de bem pensantes se têm encarregado de denegrir e enterrar. Seria importante que, neste 10 de Junho que passou, Lídia Jorge tivesse dado tanto realce a esse lado, como o que, indo nas modas culturais da actualidade, resolveu dar à trágica história do envolvimento português na escravatura.

 

Mas talvez Lídia Jorge não saiba, que o remorso a que se refere, já teve o seu tempo, já foi sentido e vivido, no século XIX. Foi nessa época que os ocidentais, entre os quais os portugueses, se deram conta da crueldade e do erro que a escravatura constituía, e decidiram pôr-lhe fim. Em  Setembro de 2017 escrevi um artigo no Público intitulado “Quantas vezes terá Portugal de pedir desculpa?” em que mostrei, como já mostrara nos meus textos académicos e como outros autores continuam a mostrar, que a partir de 1840, Portugal alinhou decidida e sinceramente no combate ao tráfico de escravos. Por isso, renovo a pergunta a Lídia Jorge e aos portugueses: quantas vezes terá Portugal de pedir desculpa? Não nos bastou o remorso do século XIX? Eu acho que bastou. E acho que continuar com este muro de lamentações em 2025, 150 a 200 anos depois de ele ter sido percorrido e demolido, é não só incompreensível, como flagelante e masoquista.


Considerations on a speech by Lídia Jorge

History by João Pedro Marques • 2d ago •originally in Observador

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/other/considera%C3%A7%C3%B5es-sobre-um-discurso-de-l%C3%ADdia-jorge/ar-AA1GsRja

 

In a passage from her speech on June 10th, the writer Lídia Jorge appropriately emphasized the multiple origins of the Portuguese people. In this regard, he said the following: "It is said that in the middle of the seventeenth century 10% of the Portuguese population would have African origin. That population had not invaded us. The Portuguese had dragged them here, and we mixed up. Which means that no one here has pure blood. The fallacy of single ancestry has no correspondence with reality. Each of us is a sum of the native and the migrant, the European and the African, the white and the black, and all the other human colors. We are descendants of the slave and the master who enslaved him."

 

Let's go over the wrong percentage data — Lídia Jorge may have confused the Portuguese population in the seventeenth century with the population of Lisbon in the sixteenth century. According to Arlindo Manuel Caldeira, the percentage of slaves and free blacks in Portugal would be between 3 and 4%. Let us also pass over a curious forgetfulness regarding the Arabs, that is, the Asians, who — these, yes — invaded us, and long before the seventeenth century already constituted a significant part of the Portuguese population. We are the sum not only of the European and the African, but also of the Asian.

 

But all these are details. What is important to emphasize is that the writer is right in the rest she said in this brief passage of her speech. A speech that provoked mixed reactions, with Chega, through the voice of André Ventura, contesting, and the left coming to social networks and, almost immediately, to the newspapers, celebrating and supporting these statements by Lídia Jorge. However, this left will not have noticed that it is entering into a strong contradiction (the left is very given to not getting caught up in these minutiae). If, in fact, we Portuguese descend from Africans and Europeans, from slaves and their masters, why is it that the same left that rejoices in Lídia Jorge's speech, supports and demands, on the other hand, reparations for slavery? If we are not only descendants of the masters, but also of those they trafficked or kept in slavery, who will we have to pay reparations to? Ourselves?

 

The question remains and I move on because Lídia Jorge's speech raises a second, much more important question in me. In another passage of her speech, the writer, referring to the place in the Algarve where she was speaking and more specifically to the issue of the Discoveries versus slavery. He said the following:

 

"At the beginning of the Modern Age, Lagos and Sagres represented so much for Portugal and Europe that myths were formed around them that endure. Sagres thus passed into history and mythology as a symbolic place for a strategy that would change the world. But there is another perspective, as is well known, and nowadays the public discourse that prevails is undoubtedly about the sin of the Discoveries and not about the dimension of its transformative greatness. It is true that the collective displacement that made it possible to establish the connection by sea between the various continents and the encounter between peoples obeyed a strategy of submission and kidnapping, the inventory of which is one of the painful topics of discussion today. It is always necessary to underline, so as not to distort reality, that slavery is a process of cruel domination as old as humanity, what has always been verified has been a diversity of procedures and different degrees of intensity. And it is undeniable that the Portuguese were involved in a new long and painful process of enslavement. Lagos, precisely, offers to the current populations, along with the magical side of the Discoveries, also the image of its tragic side. I speak with the right sense of the restoration of truth and remorse, for having inaugurated the large-scale intercontinental slave trade here, with supply poles on the coasts of Africa, and thus having offered a new model of exploitation of human beings that would be replicated and generalized by other European countries until the end of the nineteenth century.

 

Let us pass over again incomprehensible errors, but persistent because they have apparently become calcified in many minds. In fact, Lídia Jorge, it was not the Portuguese who inaugurated "the large-scale intercontinental slave trade". Please do not repeat or spread more false information to the four winds. Enough of the ones that the woke left injects here. The large-scale slave trade between continents was inaugurated by the peoples of the Muslim religion who already from the eighth century onwards trafficked black slaves – slaves, above all – from Africa to Asia and then to Europe.

 

Lídia Jorge also stated that "there were always those who completely repudiated the practice (of slavery) and theorized it", and that Gomes Eanes de Zurara, who wrote the Crónica da Guiné in 1448, and left us a detailed description of the arrival of the first large number of African slaves in Lagos, four years earlier, would be against that "degradation". But it is completely mistaken and reproducing, without being aware of it, I suppose, a woke rant that is false from end to end.

 

Yes, Zurara was moved by the spectacle of sharing and the forced separation of parents and children. However, like any man of the fifteenth century, he soon added that, with the passage of time, and once the pain of the initial separation had subsided, the slaves were socially integrated, becoming Christianized, learning the trades and even, sometimes, acquiring freedom. For Zurara, the salvation of souls and the introduction to Christian civility legitimized the act of enslavement and this will be very clear to those who, instead of believing what Lídia Jorge said in her speech, read the words of the chronicler himself, which are as follows: "It is thus that where before they lived in perdition of souls and bodies,  (the blacks) came from all over to receive the opposite: from souls while they were pagans, without light and without the light of holy Faith; and of the bodies, because they lived like beasts, without any ordinance of reasonable creatures, which they knew not to be bread, nor wine, nor covering cloth, nor lodging of a house; (…). Now see what a reward must be that of the Infante (D. Henrique) before the presence of the Lord God, for thus bringing to true salvation not only aquestes, but many others that in this history to come you can find!".

 

No, Lídia Jorge, in the fifteenth century (and in others, of course) there were no people, as far as I know, to rise up against the slave trade. The contestation of this traffic and slavery only became common from the last third of the eighteenth century.

 

But leaving aside this and other errors, what I want to say is that I am not sure that the perspective that prevails among my fellow citizens is that of the "sin of the Discoveries". And I also doubt that his dominant feeling is that of "remorse" for the existence of the slave trade and slavery of blacks. But assuming, by mere academic hypothesis, that this is the case, the question I want to ask Lídia Jorge and all Portuguese people is the following: are these perspectives and this possible remorse adequate? The Discoveries had a luminous, positive side, which successive waves of well-thinking people have been in charge of denigrating and burying. It would be important if, on this 10th of June, Lídia Jorge had given so much prominence to this side, as to what, following the cultural fashions of today, decided to give to the tragic history of Portuguese involvement in slavery.

 

But perhaps Lídia Jorge does not know that the remorse to which she refers has had its time, has already been felt and lived, in the nineteenth century. It was at that time that Westerners, including the Portuguese, realized the cruelty and error that slavery constituted, and decided to put an end to it. In September 2017 I wrote an article in Público entitled "How many times will Portugal have to apologize?" in which I showed, as I had already shown in my academic texts and as other authors continue to show, that from 1840 onwards, Portugal decisively and sincerely aligned itself with the fight against the slave trade. Therefore, I renew the question to Lídia Jorge and the Portuguese: how many times will Portugal have to apologize? Wasn't the remorse of the nineteenth century enough for us? I think that was enough. And I think that continuing with this wailing wall in 2025, 150 to 200 years after it was walked through and demolished, is not only incomprehensible, but flagellant and masochistic.

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