quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O mito da “Independência” de Helena Roseta


O mito da “Independência” de Helena Roseta

OVOODOCORVO tem uma longa memória. Há muito que se movimenta, activo, no mundo da cidadania. Leva portanto a Cidadania a sério. Não se esqueçe do percurso de Helena Roseta .
Essa mesma Roseta, que depois de se ter utilizado do “Movimento” Cidadãos por Lisboa”, que se pretendia apartidário, como trampolim para alianças com António Costa, e ter sido eleita para Presidente da Assembleia Municipal, veio agora em artigo de Opinião no Público, em reviravolta típica de quem tem uma ambição de percurso pessoal na Política, declarar “divórcio” a Costa.
“Independências” como estas, só são comparáveis às de José Sá Fernandes. Outro Paladino da Cidadania que tem feito percurso político baseado exclusivamente na sua ambição de poder pessoal.

Recordemos portanto voltando a 2013:
"Gostaria muito que houvesse acordo com António Costa, mas eu e o meu movimento teremos que ver quem é a equipa e conversar sobre a estratégia e planos para o município", afirmou Roseta ... Movimento ? Que Movimento ? 06/02/2013
Todos aqueles que participam activamente no processo de cidadania têm razões para este cepticismo. Analisando o processo de eleição de José Sá Fernandes e de Helena Roseta, vindos de uma originalmente prometida independência e representação da causa da cidadania, teremos de concluir que a única forma de voltarem a participar nas eleições será através da "fórmula" de perfilamento e definição política inspirada por Prince, o famoso artista da música pop.
Assim, a "fórmula" de Prince, "O artista conhecido anteriormente como Prince", será a única possível de perfilamento e apresentação para estes dois "artistas" politiqueiros, José Sá Fernandes e Helena Roseta. Ambos conhecidos formalmente como paladinos da independência e cidadania, mas agora "transformados" por sua opção consciente e neutralizados por António Costa.
António Sérgio Rosa de Carvalho in Público, "Corpo Presente, Mente Ausente"/26/08/2012
https://www.publico.pt/…/corpo-presente-mente-ausente-25135…

PS confirma António Costa para recandidatura a Lisboa
Helena Roseta admite que gostaria de repetir acordo com socialista
António Costa será candidato a um terceiro mandato à Câmara de Lisboa - na verdade o socialista só fez um mandato e meio, depois de eleito nas intercalares de 2007. A decisão deve ter sido tomada ontem na reunião da comissão política concelhia de Lisboa do PS que ainda decorria à hora de fecho desta edição. Falta perceber quem será indicado para o segundo lugar e que a prazo, se o PS ganhar o município lisboeta, poderá ter que substituir Costa no caso de este vir a concorrer ao cargo de secretário-geral dos socialistas. Esta segunda decisão de Costa pode mesmo ser tomada já no próximo domingo, data da reunião do Conselho Nacional do PS e o prazo do "ultimato" para que Seguro consiga unir o partido. Helena Roseta, cujo nome tem sido apontado como provável para liderar uma candidatura à Assembleia Municipal pelo PS, negou ao PÚBLICO estar em negociações ou sequer ter falado sobre o assunto com os socialistas. "Gostaria muito que houvesse acordo com António Costa, mas eu e o meu movimento teremos que ver quem é a equipa e conversar sobre a estratégia e planos para o município", afirmou Roseta, realçando que não negociará com a concelhia socialista mas "directamente com António Costa, como aconteceu na última campanha". A vereadora adianta que o seu movimento - que elegeu seis deputados, dois vereadores e vários elementos nas freguesias da capital - ainda não reuniu e que este será soberano no assunto. As listas dos socialistas para as freguesias ainda estão em fase de construção, mas a concelhia parece empenhada em contar com alguns nomes fortes do PS e de personalidades conhecidas para ganhar a confiança dos lisboetas. Serão as primeiras eleições com o município reduzido de 53 para 24 freguesias. O ex-deputado e ex-secretário de Estado Miranda Calha é apontado como o cabeça de lista para a freguesia de Belém, mas escusou-se a confirmar ao PÚBLICO a candidatura. O deputado e ex-líder da Juventude Socialista Pedro Delgado Alves deverá ser o candidato ao Lumiar. Outro deputado, Miguel Coelho, está indicado para concorrer à freguesia de Santa Maria. Para a freguesia de Arroios, o PS deverá contar com a presidente da Abraço, Margarida Martins, e para S. Vicente deverá avançar a ex-vereadora de Lisboa, Natalina Moura. Maria Lopes
in Público
http://ovoodocorvo.blogspot.nl/search…


Sem comentários: