A “dar cabo do Planeta” em nome do Tédio. Consumo do Planeta até à exaustão através do Turismo de Massas e “Low cost flying”
(…)”confrontei-me
com pessoas fixadas nos seus smartphones, entediadas de morte, incapazes de
apreciar o local onde se encontravam.”
OVOODOCORVO
Selfies e tédio:
o outro lado do turismo fast-food
Ana Marques Maia
7 de Outubro de 2018, 22:00
Nem sempre viajar
até um país estrangeiro é sinónimo de deslumbramento ou inspiração. A série
fotográfica Bored Tourists, do britânico Laurence Stephens, é prova disso
mesmo. “O resultado de umas férias pode ser apenas tédio, desilusão,
sonolência”, como se lê na sinopse do fotolivro homónimo, editado pela londrina
Hoxton Mini Press.
O documentarista
britânico passou três verões em Portugal e Espanha, visitando locais de grande
concentração turística, para documentar o lado B do fenómeno do turismo de
massas ou fast-food. Retratou viajantes cansados, aborrecidos, munidos de
selfie sticks, que faziam retratos diante de restaurantes de kebab. “As pessoas
agem de forma peculiar em muitas situações do dia-a-dia, sobretudo em momentos
em que a vida é apenas decepcionante”, disse o fotógrafo ao The Guardian, em
Julho de 2018. “Raramente um destino turístico sobrevive às elevadas
expectativas geradas pelas novas tecnologias”, considera, referindo-se a uma
“geração Instagram” que exige estímulo e gratificação constantes. “Por exemplo,
em Barcelona nesta grande catedral — que era bonita e sossegada — confrontei-me
com pessoas fixadas nos seus smartphones, entediadas de morte, incapazes de
apreciar o local onde se encontravam. Em apenas meia-hora, tirei uma série de
imagens de que gosto muito.”
Laurence Stephens
explora aspectos da vida moderna “com um olhar satírico e antropológico” sem
perder de vista as suas referências fotográficas, que remontam ao instantâneo a
cores dos anos 80 do século XX.
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