Time Out Lisboa inaugura o seu
Mercado da Ribeira
LUÍS J. SANTOS
14/05/2014 - PÚBLICO
É "o primeiro projecto editorial a três dimensões no mundo": a
primeira fase de revitalização do mercado lisboeta, com três dezenas de espaços
de restauração, é inaugurada no dia 17, com abertura ao público no dia seguinte.
Mais de três anos
depois de vencer o concurso lançado pela Câmara Municipal de Lisboa para
revitalizar o Mercado da Ribeira, a equipa da revista "Time Out
Lisboa" confirmou a inauguração da primeira fase do projecto para 17 de
Maio. No domingo, parte do "novo" mercado abre ao público com o seu
primeiro chamariz, a praça da restauração com "o que de melhor a cidade
tem para oferecer: restaurantes, chefs e produtos nacionais".
A área que ficará
agora acessível, no piso térreo, congrega cerca de 30 espaços, disponibilizando
à volta de 750 lugares sentados - 500 na área coberta e ainda 250 em esplanada
-, segundo adiantam em comunicado, salientando que o projecto engloba um
investimento de 5 milhões de euros e prevê a criação de "mais de 300
postos de trabalho directos".
O conceito passa
pela fusão da "actividade tradicional do mercado, mantendo o seu carácter
genuíno, com actividades radicalmente diferentes de gastronomia, cultura, lazer
e comércio". Por aqui, poderão encontrar-se espaços dos chefes Alexandre Silva,
Miguel Castro e Silva, Henrique Sá Pessoa, Marlene Vieira ou Vitor Claro;
representações de restaurantes como o Sea Me, O Prego da Peixaria, Café de São
Bento ou Honorato; os chocolates da Arcádia, as conservas da Conserveira
Nacional, os gelados da Santini, as propostas da Garrafeira Nacional e de João
Portugal Ramos, as artes da Vista Alegre ou, entre outros, espaços da Super
Bock, da Sumol e Compal ou da Delta.
“Esta será a
primeira fase de implementação de um projecto editorial a três dimensões nunca
antes feito no mundo", afiança João Cepeda, director da versão lisboeta da
revista semanal "Time Out" (que também tem uma edição mensal dedicado
ao Porto), chancela mundial com guias por todo o mundo dedicados ao lazer e
cultura. Para o responsável o verdadeiro "desafio" é a decisão da
revista se "transformar num espaço e deixar de ser só uma marca de culto
em papel". Lisboa é pioneira nesta transposição do espírito Time Out para
um espaço, já que o projecto é "único também para o Grupo Time Out Internacional"
que, sublinha, "apoiou fortemente esta ideia”. Pela capital portuguesa,
aliás, a revista já tinha iniciado o processo com a abertura de um quiosque na
Avenida da Liberdade.
A Time Out Lisboa
foi a única candidata ao concurso lançado pela autarquia em 2010, tendo a
candidatura sido aprovada, permitindo à revista a exploração de uma área de
mais de 5000m2 que engloba metade do piso térreo e todo o piso 1 por 20 anos. A
segunda fase do projecto passará pela inauguração do renovado piso 1 em data
ainda não confirmada; ainda assim, sabe-se que deverá contar com restaurante,
bar, loja, espaço de turismo e sala multiusos onde "todas as secções da
revista serão amplamente reflectidas".
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