Direção da TVI mexe na redação
Por:Teresa Oliveira in CM
O ambiente na redação da TVI está a cada dia mais tenso. Depois da polémica sobre a acusação de ‘censura' a Judite Sousa, a direção de Informação fez alterações na configuração da redação, com a troca de jornalistas entre secções.
A medida entra em vigor amanhã, 1 de abril - dois anos após a direção de José Alberto Carvalho e Judite Sousa ter assumido funções -, mas não reúne consenso. A maioria dos profissionais vê as mudanças como uma "perseguição".
Isto porque a nota de serviço, a que o CM teve acesso, reforça as funções das chefias, retirando autonomia a jornalistas que até aqui gozavam de alguma liberdade pelo estatuto de grande repórter. É o caso de Carlos Enes, jornalista da Investigação - responsável por reportagens como ‘Face Oculta' e ‘Freeport' - que passa para a Política; ou Ana Leal, que é integrada na Sociedade. Ainda na área da reportagem, também Pedro Veiga e Filipe Mendonça, que foram no último ano responsáveis por inúmeros ‘Repórter TVI', mudam de secção. O primeiro irá para o Desporto e o segundo integrará a secção Internacional.
Foram ainda afetados pela medida Alexandra Borges, Victor Bandarra, Maria José Garrido, Rui Araújo e Raquel Matos Cruz, entre outros, que passam a integrar a equipa de Sociedade.
José Alberto Carvalho será o responsável pela informação da TVI de segunda a quinta. Já Judite Sousa mandará de sexta a domingo e terá ainda a seu cargo a validação das viagens da redação ao estrangeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário