Um homem detido
na praia de Copacabana
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Autocarro
queimado em S.Paulo
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Dozens of youth snatching bags, phones and
jewelry sparked a stampede on the beach at Copacabana in Rio
de Janeiro on Tuesday where fans gathered to watch Brazil play Germany in the semi-final match of
the World Cup. (July 8)
Derrota do Brasil provoca
violência por todo o país
Vários autocarros queimados, lojas saqueadas, veículos vandalizados,
arrastão na praia de Copacabana. O resultado da seleção brasileira colocou o
Brasil em alvoroço. Dezenas de pessoas já foram detidas. Governo reforça
segurança
In DN online
Vários autocarros
queimados, lojas saqueadas, veículos vandalizados, arrastão na praia de
Copacabana. O resultado da seleção brasileira colocou o Brasil em alvoroço.
A cidade de São
Paulo registou diversos ataques a autocarros no início da noite de terça-feira,
mal acabou o jogo entre as seleções do Brasil e da Alemanha, realizado em Belo
Horizonte e que acabou com uma humilhante derrota da equipa canarinha (7-1)
Um dos casos de
vandalismo mais grave ocorreu numa garagem na zona sul de São Paulo, quando
oito autocarros foram incendiados. Alguns adeptos inconformados com o resultado
também atearam fogo a veículos em outros dois locais. Segundo relatos da
imprensa brasileira no bairro de São Mateus, também na zona leste, uma loja de
eletrodomésticos foi saqueada, e um grupo de pessoas fechou uma avenida ao
incendiar lixo e móveis.
Em Belo
Horizonte, pelo menos cinco pessoas foram detidas. De acordo com informações da
polícia, quatro individuos foram detidos por queimarem uma bandeira do Brasil
ainda no intervalo da partida, ato considerado crime e um adepto foi preso por
desobediência as autoridades. Na Savassi, bairro de Belo Horizonte, ponto de
encontro durante o Mundial, alguns adeptos tentaram apedrejar a polícia
As medidas de
segurança foram reforçadas sobretudo em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São
Paulo, com um aumento significativo do número de agentes de segurança pública.
Goleada do Brasil provocou
desacatos, autocarros queimados e livros baratos
TIAGO PIMENTEL
(São Paulo) 09/07/2014 - PÚBLICO
Pelo menos uma loja de electrodomésticos foi pilhada em São Paulo.
Durante o jogo
foram as lágrimas. Depois vieram os desacatos. O Brasil sofreu uma derrota
histórica frente à Alemanha (1-7), na meia-final do Campeonato do Mundo, que
teve consequências no exterior do Mineirão, em Belo Horizonte, onde a partida
foi disputada. A imprensa brasileira dá conta de desacatos em São Paulo e no
Rio de Janeiro.
Uma loja de
electrodomésticos em São Mateus, na zona leste de São Paulo, foi pilhada após o
encontro, segundo o diário Folha de S. Paulo. Dois autocarros foram incendiados
em locais distintos, e o mesmo jornal dá ainda conta de um incêndio de grandes
dimensões num estacionamento de autocarros na zona sul da capital paulista. Na
região de Itaquera, “um grupo de pessoas ateou fogo em lixo e móveis fechando a
pista da avenida Jacu-Pêssego”, acrescenta a Folha de S. Paulo. Apesar das
ocorrências, ninguém foi detido em São Paulo, de acordo com informações da
Polícia Militar.
No Rio de Janeiro
também se registaram desacatos. O cenário foi a Fan Fest, zona de animação
dinamizada pela FIFA que permite aos adeptos que não têm bilhete para os jogos
assistir às partidas em ecrã gigante. Ainda antes do intervalo ter-se-ão
verificado “pequenas brigas e confusões” tanto dentro como fora do recinto da
festa. Houve adeptos a queixarem-se de um arrastão, ainda que a Polícia Militar
o tenha negado. Ocorreram apenas “furtos pontuais”, segundo a força policial,
tendo sido detidas seis pessoas. O policiamento foi reforçado na zona de
Copacabana.
Mas nem só de
violência se faz a ressaca da goleada sofrida pelo Brasil. A editora Lote42
está a fazer descontos de 70% em todos os produtos – tudo devido a uma campanha
que vinha a levar a cabo durante o Mundial, e que oferecia 10% de desconto aos
utilizadores por cada golo sofrido pela selecção brasileira. Contra a Colômbia,
nos quartos-de-final, tinham sido 10% de desconto. A Alemanha levou a promoção
a um nível jamais imaginado.
“Geralmente as
lojas fazem promoção ao contrário, com 10% de desconto a cada golo do Brasil. Então
a gente achou legal fazer uma brincadeira e mudar isso”, confessou o proprietário
da editora, João Varella. A página da Lote42 na Internet esteve congestionada,
mas a editora manteve o desconto. “É um resultado impressionante. Deve ser o
ritmo de venda mais rápido de uma editora independente”, disse.
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