sábado, 5 de julho de 2014

"CRACKS"


Clientes não conseguem resgatar papel comercial da Espírito Santo International
A Espírito Santo International vai avançar com proposta de reestruturação. Um papel comercial é um título de dívida de muito curto prazo, tipicamente de 60 ou 90 dias.

João Vieira Pereira |
20:01 Sexta feira, 4 de julho de 2014 in EXPRESSO online

O Expresso sabe que o papel comercial da Espírito Santo International (ESI), cujo prazo terminava quinta-feira, não foi pago a alguns clientes na Suíça, que reclamaram este dinheiro junto do Banque Privée Espírito Santo. O banco diz que se trata de um atraso.

Vários clientes na Suíça tentaram resgatar este papel comercial e telefonaram para o Expresso a relatar o caso. O Expresso confirmou a situação junto do banco.

"O Banque Privée Espírito Santo informa que está a tomar todas as medidas que estão ao seu alcance, para salvaguardar os interesses dos seus clientes com exposição à Espírito Santo International", lê-se num comunicado.

Recorde-se que o semanário Expresso avançou em primeira mão na semana passada que o Grupo Espírito Santo ia propor uma reestruturação aos seus credores, que passava pela conversão de dívida da ESI em capital ou dívida de longo prazo da RioForte. É esse o plano que está a ser executado. A ESI é uma sociedade insolvente, a RioForte é solvente.  

Em baixo, pode ler na íntegra o comunicado do Banque Privée Espírito Santo.

 " O Banque Privée Espírito Santo vem esclarecer

 1. O Banque Privée Espírito Santo (BPES) é uma entidade financeira, sediada na Suíça, e juridicamente separada da Espírito Santo International.

2. O Banque Privée Espírito Santo tem um elevado grau de liquidez e excelentes rácios de solvabilidade.

3. O Banque Privée Espírito Santo é supervisionado pela Finma (Swiss Financial Market Supervisory Authority), a qual impôs limites estritos sobre a sua exposição ao Grupo Espírito Santo.

4. O Grupo Espírito Santo desenvolveu um plano de reorganização que inclui a reestruturação da dívida da Espírito Santo Internacional que se deverá iniciar brevemente.

 O Banque Privée Espírito Santo informa que está a tomar todas as medidas que estão ao seu alcance, para salvaguardar os interesses dos seus clientes com exposição à Espírito Santo International.

 Suíça, 04 de Julho de 2014"

Sem comentários: