sexta-feira, 28 de abril de 2023

Lisboa. Demolição chegou aos prédios grafitados de Picoas // Prémio "Bronx" ... ou como transformar um notável conjunto de edifícios em "algo" ...pronto a demolir , por António Sérgio Rosa de Carvalho

Lisboa. Demolição chegou aos prédios grafitados de Picoas

 

Os trabalhos de demolição num dos três prédios devolutos da Avenida Fontes Pereira de Melo já começaram. Para os outros dois já foi também dada a indicação de que vão abaixo.

 

RITA PEREIRA CARVALHO

12/10/2020 08:47

https://ionline.sapo.pt/artigo/711451/lisboa-demolicao-chegou-aos-predios-grafitados-de-picoas-?seccao=Portugal&fbclid=IwAR1btdlR8tas_cBUN0UYumo_m2zICklwJ6BSiwTtU4EMlnyZJ9rkcm3ibWI

 

Um dos três edifícios devolutos mais conhecidos da cidade de Lisboa já está a ser alvo de trabalhos de demolição. Os imóveis em ruínas da Avenida Fontes Pereira de Melo, em Picoas, ganharam mediatismo em 2010 quando as suas fachadas foram pintadas pelos artistas do projeto Crono. As janelas tapadas com tijolos, naquela que é uma das avenidas mais nobres da cidade, também chamam a atenção. Mas depois de anos de abandono, foram agora colocados andaimes que são sinónimo de intervenção. Questionada, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) confirmou que estão a ser feitos “trabalhos de demolição”.

 

No início do ano passado, explicou a DGPC, foi registada uma derrocada num dos edifícios e, logo em fevereiro do mesmo ano, foi proposta a demolição integral do referido edifício, “alegando riscos de segurança para pessoas e bens”. Pouco tempo depois, em abril de 2019, a intenção de demolição integral foi carimbada com um parecer desfavorável da DGPC e, por isso, não avançou. No entanto, esse parecer desfavorável durou apenas até setembro, mês em que foi considerado por gabinete projetista da Câmara Municipal de Lisboa o “risco iminente de novas derrocadas na fachada tardoz do edifício em questão”. Nessa altura, foi viabilizada pela DGPC uma primeira fase de intervenção – a que acontece neste momento. Está então a decorrer “a execução gradual dos trabalhos de demolição até à estrita eliminação dos riscos de derrocadas iminentes”, explicou a DGPC.



Prémio "Bronx" ... ou como transformar um notável conjunto de edifícios em "algo" ...pronto a demolir .

11/08/2011

Desde o momento em que foi permitida a demolição dos Interiores deste notável conjunto-âncora da Avenida Fontes Pereira de Melo, passando pela sua transformação em plataforma de propaganda de “Reabilitação Urbana” , até chegar a “isto” ... este caso ilustra, que a destruição sistemática do Património Arquitectónico de Lisboa é um processo que vem de longe e abrange TODOS os Vereadores do Urbanismo até agora ... constitui portanto um problema de formação ... na área da ética e da cultura ... e está ligado a um “Status Quo” desenvolvido há muitos anos onde Políticos-Autarcas, Arquitectos , Especuladores Imobiliários e Técnicos desempenham um papel ...

Afirmei na altura perante este caso de "Arte Urbana" e volto a afirmar :

No caso especifico na Fontes Pereira de Melo, e daquele que constituiu um magnifico exemplo de um conjunto dos finais do sec XIX, juntamente com o Palacio Sotto Mayor e o Valmor sede do Metro ... depois do seu esventramento ... a intervenção “grafitti”, só serviu para alimentar e reforçar os argumentos relativizadores do Valor Patrimonial e ajudar à desresponsabilização dos responsáveis por essa decisão, e daqueles que pretendem concluir que “aquilo” ... "já não vale nada”.

Verdadeiro crime de Lesa-Património, esta intervenção “emite” em termos de Pedagogia o pior “sinal”possivel ... desprestigia o pouco que resta, nesta zona, do Património do Sec.XIX e ilustra a confusão de valores e a incompetência, disfarçada de sofisticamento cultural, que impera nas cabeças dos Vereadores da C.M.L. responsáveis por este atentado.

DOMINGO, 12 DE FEVEREIRO DE 2012 António Sérgio Rosa de Carvalho.

https://ovoodocorvo.blogspot.com/2012/02/premio-bronx-ou-como-transformar-um.html

 

“Portuguese architectural historian António Sérgio Rosa de Carvalho nevertheless thinks it a shame, even if buildings are covered with masterpieces like the ones from the Brazilian twin brothers, Os Gêmeos, and the Italian urban artists in Lisbon’s business district. “That kind of graffiti, however beautiful, shouldn’t be on the only four remaining historic buildings in that neighbourhood. Those precious buildings should be renovated, not painted. Even a masterpiece like the one by Os Gêmeos denotes that this heritage is worth nothing and is ready for demolition.”

https://www.damnmagazine.net/2013/11/14/lisbon-tattooed-city/

 


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