O "Fiets Flat" em Amsterdão na Estação Central.
Estrutura flutuante com três andares e capacidade ordenada para 2500 bicicletas. ( 100 metros / 14 metros ).
Embora a intensidade de utilização das bicicletas em Amsterdão esteja "para lá" do sucesso ... ela, no entanto revela ( devido às "scooters" também que invadiram as fachas de ciclistas) a necessidade imperativa de regras e disciplina de utilização num centro histórico de pequena escala e dimensão ...
O trânsito de bicicletas em Amsterdão tornou-se, irónicamente, devido à anarquia e desrespeito das regras elementares por parte dos ciclistas numa verdadeira e perigosa "Roleta Russa" para os peões ... O cumprimento de regras e disciplina por parte dos ciclistas é imperativo e necessário, precisamente, para manter e salvaguardar as qualidades inimitáveis e insuperáveis deste meio de transporte não poluente.
António Sérgio Rosa de Carvalho.
P.S. Nunca tive carta de condução ou automóvel, e sou utilizador de bicicleta ... ou peão.
Associação quer os portugueses a andar de bicicleta todas as sextas-feiras.
Por Inês Boaventura
12/04/2013
Iniciativa da MUBi pretende que a sexta-feira seja o primeiro passo para o uso diário da bicicleta como meio de transporte
A Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi) quer que os portugueses utilizem este meio de transporte um dia por semana durante todo o ano de 2013. A iniciativa Sexta de Bicicleta arranca hoje e tem subjacente a ideia de que "grandes mudanças nos nossos hábitos conseguem-se muitas vezes através de pequenas mudanças".
O plano, diz-se na página da iniciativa na Internet (http://sextadebicicleta.mubi.pt/), "é simples": "em cada sexta-feira de 2013 levamos a bicicleta connosco", seja "para o trabalho, para a universidade, para as compras, para o jardim ou para o café com amigos ao fim do dia". O convite dirige-se não só a quem já pedala regulamente, mas também a quem estava à espera de um pretexto para começar a fazê-lo.
Para os novatos, a MUBi disponibiliza uma série de conselhos, como preparar a bicicleta antecipadamente e estudar trajectos alternativos antes de optar por um, mas também o Manual de Utilização Urbana de Bicicleta. Aí diz-se que "o principal factor de segurança ou risco de um ciclista em contexto urbano é, antes de mais, a sua própria conduta" e ensina-se como "ser visível", "ser previsível", "actuar de acordo com as regras de trânsito" e "antecipar conflitos". Para quem mesmo assim tiver receio, há sempre a hipótese de recorrer a um bike buddy, um utilizador experiente que está disponível para acompanhar quem precisar nas suas primeiras deslocações.
"Surpreenderemos as nossas cidades, governantes, vizinhos e colegas. De uma forma divertida e natural, mostraremos como um futuro com mais bicicletas nas ruas poderá ser mais humano e confortável para todos", diz a MUBi na página do Sexta de Bicicleta, onde os interessados podem fazer a sua inscrição.
João Barreto, da direcção da associação, explica que a ideia é que o projecto tenha alcance nacional e ajude a derrubar os mitos existentes em relação ao uso da bicicleta em meio urbano e, quem sabe, a consciencializar os políticos para esta causa. E andar de bicicleta à sexta-feira, diz aquele professor, pode ser apenas "o primeiro passo" para que isso aconteça todos os dias.
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