Lisboa vai ter paragens e circuitos
fixos de autocarros turísticos e zonas de “mini-bus”
POR O CORVO • 12 JULHO, 2017 •
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) prepara-se para
estabelecer regras mais duras para os veículos de transporte de turistas,
incluindo os tuk tuk e os autocarros, sendo que estes passarão a ter circuitos,
paragens e terminais permanentes obrigatórios. Além disso, em algumas zonas,
apenas passará a ser permitida a circulação de mini-autocarros, com um
comprimento máximo de 11 metros. A medida constará do, há muito aguardado,
Regulamento Municipal de Circulação de Veículos Afectos à Actividade de
Animação Turística, que deverá entrar em vigor no final deste ano.
“Tem aumentado muito
o número de autocarros turísticos em Lisboa. Há os autocarros turísticos que
têm circuitos pré-definidos, mas também existem os outros que são chamados
ocasionais, que não têm qualquer regulação. É um problema e temos que o
regular”, admitiu Manuel Salgado, vereador com o pelouro do Planeamento, nesta
terça-feira (11 de julho), perante a Assembleia Municipal de Lisboa (AML),
quando questionado sobre o assunto por um eleito do Movimento Partido da Terra
(MPT).
A circulação
desregrada de grandes autocarros turísticos tem constituído um problema
crescente, nos últimos anos, sobretudo em áreas históricas como a Baixa, a Sé e
a zona do Castelo. Tanto que já motivou tomadas de posição críticas tanto de um
grupo de moradores da Sé, que recentemente escreveram uma carta a Fernando
Medina dando conta da situação vivida na zona, como do presidente da Junta de
Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho (PS).
Os incómodos são
evidentes: congestionamento viário, dificuldades de estacionamento, poluição
sonora e atmosférica, como enorme impacto visual. Mas esses dias estarão
próximos do fim, promete Salgado. “O regulamento está a ser finalizado e, como
estamos em final de mandato, será submetido à apreciação da câmara para vir à
assembleia municipal logo no início do próximo mandato”, assegura o autarca,
explicando que as regras se inspiram nas que o Porto colocou em prática a 5 de
junho.
O documento legal de Lisboa – cuja elaboração teve em conta,
sobretudo, as sugestões das empresas do ramo, durante a consulta pública feita
no início do ano – deverá acabar com a actual situação de livre circulação.
“Será feita uma regulação fixando circuitos, fixando paragens, fixando
terminais de paragem permanente. Mas também serão distinguidas zonas onde
apenas será possível a circulação de mini-autocarros, com a dimensão máxima de
11 metros, e percursos que podem ser percorridos pelos restantes autocarros”,
explicou Manuel Salgado, salientando que o regulamento também incidirá sobre a
actividade dos tuk tuk.
Texto: Samuel Alemão
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