segunda-feira, 20 de março de 2023

"[…] De uma vez por todas, para que fique claro: a escolha não é apenas a de um turismo selvagem, sem limites, sem regras, sem respeito por outros interesses legítimos. Há alternativa: podem é não a querer."Miguel Sousa Tavares

 




RELEMBRANDO 04-06-2021 :

Miguel Sousa Tavares

jornal Expresso

 https://expresso.pt/opiniao/2021-06-04-Uma-vocacao-de-servir-uma-obsessao-de-errar-59d00ff0

xpresso

"[…] De uma vez por todas, para que fique claro: a escolha não é apenas a de um turismo selvagem, sem limites, sem regras, sem respeito por outros interesses legítimos. Há alternativa: podem é não a querer."

 

"António Costa disse na Assembleia da República: “Não podemos querer turistas e depois dizer que não gostamos de turistas.” Esta frase, de uma tremenda infelicidade, contém em si toda a filosofia que nos condena à servidão e ao desastre. Eu também acho que precisamos de turistas, também gosto de os ver, também gosto de os receber. Mas nem tantos nem todos. Não gosto dos que acham que Portugal é um paraíso sem leis ou cujas leis só vigoram para os portugueses e são dispensáveis para eles. Não gosto da leviandade com que os ingleses desembarcados no Porto declaravam que, mais do que vir assistir a um jogo de futebol, vinham porque aqui não estavam sujeitos às restrições que tinham no país deles — e que fez com que uma final entre dois clubes ingleses

fosse jogada no único país que suspendeu as leis em vigor para a receber. Não gosto de ver a polícia eternamente mobilizada para conter os distúrbios dos hooligans ingleses em Albufeira, como se fosse um ritual que também já faz parte dos cartazes turísticos. Não gosto de ver os portugueses de máscara e os estrangeiros como lhes dá na gana. Os restaurantes a fecharem para nós às 22h30, ninguém percebe porquê, e os turistas a embebedarem-se na rua noite fora. Não gosto de um sistema fiscal que massacra os portugueses e isenta estrangeiros. Numa palavra, não gosto de viver num país que, em nome do “interesse nacional”, trata pior os seus do que os forasteiros de passagem. E de um Governo que, para tal, nos mente e nos trata como idiotas, sem nenhum respeito por nós.

A escolha não é apenas a de um turismo selvagem, sem limites, sem regras, sem respeito por outros interesses legítimos. Há alternativa: podem é não a querer

Temos pago um altíssimo preço, a todos os níveis, a favor desta política de turismo e em benefício real de muito poucos. Só faltava que a isso se acrescentasse agora o preço de passarmos a ser um Estado de excepção, onde as leis podem ser suspensas, adaptáveis ou interpretáveis ao sabor dos interesses turísticos de ocasião.

De uma vez por todas, para que fique claro: a escolha não é apenas a de um turismo selvagem, sem limites, sem regras, sem respeito por outros interesses legítimos. Há alternativa: podem é não a querer."

 

in https://expresso.pt/opiniao/2021-06-04-Uma-vocacao-de-servir-uma-obsessao-de-errar-59d00ff0

 

Sem comentários: