quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Metro de Lisboa prepara projeto para resolver avarias nas escadas rolantes na Baixa-Chiado e Aeroporto / Metro de Lisboa prepares project to solve malfunctions in escalators in Baixa-Chiado and Airport

 


Local

Metro de Lisboa prepara projeto para resolver avarias nas escadas rolantes na Baixa-Chiado e Aeroporto

 

Anúncio surge após o protesto do Fórum Cidadania Lx, que acusou o Metro de Lisboa de persistir em “manter sem funcionar, semanas, meses, anos a fio, grande parte das escadas rolantes e dos elevadores”

 

Publicado a:

16 Set 2025, 16:22

Atualizado a:

16 Set 2025, 16:22

https://www.dn.pt/local-geral/metro-de-lisboa-prepara-projeto-para-resolver-avarias-nas-escadas-mec%C3%A2nicas-na-baixa-chiado-e-aeroporto?utm_source=website&utm_medium=related-stories

 

As estações Baixa-Chiado e Aeroporto do Metropolitano de Lisboa são as “mais críticas” quanto a problemas nas escadas mecânicas e elevadores, pelo que vão ser alvo de um projeto-piloto para a “resolução célere” desta situação, revelou esta terça-feira (16 de setembro) a empresa.

 

Este projeto-piloto pretende “estabelecer as bases que permitam a resolução célere da manutenção e operação das 22 escadas mecânicas e seis elevadores das estações Baixa-Chiado e Aeroporto” e, para seja executado, prevê-se o lançamento “ainda este ano” de um concurso público internacional, indicou o Metropolitano de Lisboa, em resposta à agência Lusa.

 

O anúncio deste projeto-piloto nas estações Baixa-Chiado e Aeroporto surge após o protesto da associação Fórum Cidadania Lx, que acusou o Metropolitano de Lisboa de persistir em “manter sem funcionar, semanas, meses, anos a fio, grande parte das escadas rolantes e dos elevadores”, com “grave prejuízo” para os utilizadores, sobretudo os de mobilidade reduzida.

 

De acordo com a empresa de transporte público, a rede do Metropolitano de Lisboa integra atualmente 121 elevadores, 234 escadas mecânicas e 10 tapetes rolantes, constituindo “um dos maiores parques nacionais deste tipo”.

 

“Estes equipamentos, de diferentes marcas, gerações tecnológicas e estágios de vida útil, são utilizados de forma intensiva cerca de 18 horas por dia. Apesar de algumas avarias poderem gerar constrangimentos, a taxa de disponibilidade global mantém-se superior a 80% (em 12 de setembro de 2025), assegurada por equipas que trabalham de forma contínua para garantir o restabelecimento do serviço”, indicou.

 

Reconhecendo a existência de problemas, o Metropolitano justificou a situação com a antiguidade dos equipamentos, escassez de peças no mercado internacional, desgaste acumulado e “fatores externos como má utilização e atos de vandalismo”, a que se juntam as dificuldades recorrentes ao nível da resposta.

 

“Têm-se verificado limitações na capacidade de resposta de algumas empresas responsáveis pelos serviços de assistência e manutenção quer em termos de recursos humanos e competências técnicas quer de disponibilidade de peças e equipamentos de substituição”, explicou.

 

Perante esta situação, o Metropolitano tem adotado novos modelos de gestão contratual, incorporando tecnologias de monitorização centralizada e mecanismos de controlo mais exigentes, enquanto “continua a promover, em permanência, a procura de novas soluções” de contratação e de modelos de serviços de assistência e manutenção.

 

Segundo a empresa, está a ser executado “um vasto programa de modernização” das infraestruturas, destinado a assegurar maior acessibilidade e eficiência do serviço.

 

Desde 2018, já foram investidos 22,5 milhões de euros, no âmbito do Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade, que permitiram substituir 33 escadas mecânicas e instalar ou renovar 39 elevadores, e prevê-se, até 2029, a substituição de mais equipamentos, acrescentou.

 

“Este investimento, sem paralelo no passado recente, inclui a instalação de elevadores em estações que não dispunham desta funcionalidade, bem como a substituição de equipamentos em fim de vida útil”, adiantou a empresa.

 

Em relação às “estações mais críticas”, o Metropolitano destacou Baixa-Chiado e Aeroporto, onde prepara “um projeto-piloto de manutenção dedicada, dada a elevada afluência e complexidade operacional”, indicando que, com base nas regras de contratação pública, irá estabelecer prazos máximos de fornecimento e manutenção dos equipamentos, bem como exigir a disponibilização de uma lista de peças, no caderno de encargos, que permitam melhorar os prazos de reparação.

 

Confrontado com o protesto da associação Fórum Cidadania Lx, que refere que as queixas dos utentes “são inúmeras”, o Metropolitano de Lisboa reiterou o compromisso de envidar todos os esforços para assegurar os investimentos destinados a garantir a acessibilidade à sua rede e a operacionalidade dos acessos mecânicos nela existentes, considerando que “são um fator essencial para a inclusão, atratividade e qualidade do serviço prestado”.


Local

Metro de Lisboa prepares project to solve malfunctions in escalators in Baixa-Chiado and Airport

 

Announcement comes after the protest of the Lx Citizenship Forum, which accused the Lisbon Metro of persisting in "keeping a large part of the escalators and elevators out of operation, weeks, months, years on end"

 

Published to:

16 Sep 2025, 16:22

Updated to:

16 Sep 2025, 16:22

https://www.dn.pt/local-geral/metro-de-lisboa-prepara-projeto-para-resolver-avarias-nas-escadas-mec%C3%A2nicas-na-baixa-chiado-e-aeroporto?utm_source=website&utm_medium=related-stories

 

The Baixa-Chiado and Lisbon Metro Airport stations are the "most critical" in terms of problems with the mechanical stairs and elevators, so they will be the target of a pilot project for the "quick resolution" of this situation, the company revealed this Tuesday (September 16).

 

This pilot project aims to "lay the foundations that allow the rapid resolution of the maintenance and operation of the 22 mechanical stairs and six elevators at the Baixa-Chiado and Aeroporto stations" and, to be executed, it is expected to launch "later this year" an international public tender, indicated the Lisbon Metropolitan, in response to the Lusa agency.

 

The announcement of this pilot project at the Baixa-Chiado and Aeroporto stations comes after the protest of the association Fórum Cidadania Lx, which accused the Lisbon Metro of persisting in "keeping a large part of the escalators and elevators out of operation, for weeks, months, years on end", with "serious damage" to users, especially those with reduced mobility.

 

According to the public transport company, the Lisbon Metro network currently includes 121 elevators, 234 escalators and 10 moving walkways, constituting "one of the largest national parks of this type".

 

"This equipment, of different brands, technological generations and useful life stages, is used intensively about 18 hours a day. Although some breakdowns may generate constraints, the overall availability rate remains above 80% (on September 12, 2025), ensured by teams that work continuously to ensure the restoration of the service", he indicated.

 

Acknowledging the existence of problems, the Metropolitano justified the situation with the age of the equipment, shortage of parts in the international market, accumulated wear and "external factors such as misuse and acts of vandalism", to which are added the recurring difficulties in terms of response.

 

"There have been limitations in the response capacity of some companies responsible for assistance and maintenance services, both in terms of human resources and technical skills and the availability of replacement parts and equipment," he explained.

 

Faced with this situation, Metropolitano has adopted new contractual management models, incorporating centralized monitoring technologies and more demanding control mechanisms, while "continuing to promote, permanently, the search for new solutions" for contracting and models of assistance and maintenance services.

 

According to the company, "a vast modernization program" of the infrastructures is being carried out, aimed at ensuring greater accessibility and efficiency of the service.

 

Since 2018, 22.5 million euros have already been invested, under the National Plan for the Promotion of Accessibility, which made it possible to replace 33 mechanical stairs and install or renovate 39 elevators, and it is planned, by 2029, to replace more equipment, he added.

 

"This investment, unparalleled in the recent past, includes the installation of elevators in stations that did not have this functionality, as well as the replacement of end-of-life equipment," the company said.

 

Regarding the "most critical stations", Metropolitano highlighted Baixa-Chiado and Airport, where it is preparing "a pilot project for dedicated maintenance, given the high influx and operational complexity", indicating that, based on public procurement rules, it will establish maximum deadlines for the supply and maintenance of equipment, as well as require the availability of a list of parts, in the specifications,  that make it possible to improve repair times.

 

Faced with the protest of the association Fórum Cidadania Lx, which states that the complaints of users "are numerous", the Lisbon Metro reiterated its commitment to make every effort to ensure investments aimed at ensuring accessibility to its network and the operability of the mechanical accesses existing in it, considering that "they are an essential factor for inclusion,  attractiveness and quality of the service provided".

Sem comentários: