sábado, 4 de maio de 2013

Teimosamente ... e Determinadamente ... Voando em direcção ao Futuro !!


“O que procuramos é um novo marco nesta história extremamente entusiasmante da aviação, que pode atrair o interesse das pessoas, do mundo político, da comunicação social e pode mostrar que as energias renováveis e as tecnologias limpas que produzem aparelhos eficientes são capazes de atingir coisas impossíveis”, disse Piccard.

O aparelho tem o sol como fonte de energia, captada por 12.000 células fotovoltaicas

Avião solar cumpre primeira etapa de travessia dos EUA
PÚBLICO
04/05/2013 - 13:53

Missão Solar Impulse quer fazer viagem da costa Oeste à costa Leste dos Estados Unidos. Agora faltam quatro etapas.

A primeira das cinco etapas está feita. O Solar Impulse, um avião alimentado somente a energia solar, que viaja de dia e de noite, chegou são e salvo ao Aeroporto Sky Harbor em Phoenix, no Arizona, ao início da madrugada. O avião partiu de São Francisco ao amanhecer de sexta-feira, a viagem estava programada para durar cerca de 19 horas.
A aventura de costa a costa dos Estados Unidos por um avião eléctrico é um projecto inédito do piloto suíço Bertrand Piccard e da sua equipa. Piccard, médico de formação, já fez viagens internacionais com este avião na Europa e agora está a fazer o mesmo do lado de lá do oceano Atlântico.
“Todos os grandes pioneiros do século XX tentaram voar de costa a costa na América”, disse Piccard antes de iniciar o voo em São Francisco, citado pela Associated Press. “Por isso, agora estamos a tentar fazer isto com o primeiro avião que é capaz de voar de noite e dia e que é alimentado a energia solar.”
O avião aterrou em Phoenix à 0h30 (8h30 hora de Lisboa) e vai ficar nos próximos dias na cidade, em exposição pública. A viagem vai prosseguir depois para Dallas, St. Louis, cidade de Washington e Nova Iorque. O Solar Impulse será pilotado à vez, ora por Bertrand Piccard, ora por André Borschberg, co-fundador deste projecto. Entre cada etapa, o avião ficará cerca de dez dias em terra.
As viagens demorarão entre 19 e 25 horas. O avião viaja a uma velocidade média de 64 quilómetros por hora e não pode atravessar nuvens, nem enfrentar tempestades. O aparelho tem 63,4 metros de envergadura, pesa 1600 quilos e tem 12.000 células fotovoltaicas, que captam a energia solar e a armazenam em quatro baterias para alimentar os seus quatro motores eléctricos.
Os responsáveis do projecto defendem que os aviões que funcionam a energia solar nunca irão substituir as aeronaves comerciais que trabalham com combustível. Mas estas experiências mostram o potencial da energia solar.
“O que procuramos é um novo marco nesta história extremamente entusiasmante da aviação, que pode atrair o interesse das pessoas, do mundo político, da comunicação social e pode mostrar que as energias renováveis e as tecnologias limpas que produzem aparelhos eficientes são capazes de atingir coisas impossíveis”, disse Piccard.

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