sábado, 18 de junho de 2022

Até onde quer ir a União Europeia?

 



 EDITORIAL

Até onde quer ir a União Europeia?

 

Se o reverso desta boa vontade para com as aspirações ucranianas der origem a um limbo demasiado longo, Kiev corre o risco de ficar à espera de Godot.

 

Amílcar Correia

17 de Junho de 2022, 19:37

https://www.publico.pt/2022/06/17/mundo/editorial/ate-onde-quer-ir-uniao-europeia-2010435

 

Olaf Scholz, Emmanuel Macron e Mario Draghi não foram fazer “turismo de guerra” a Kiev e a Irpin. O chanceler alemão, o Presidente francês e o primeiro-ministro italiano foram à Ucrânia assegurar que o país irá obter o estatuto de candidato à União Europeia (UE) e transmitir um forte sinal político. A concessão desse estatuto, e a admissão, como disse Scholz, de que “a Ucrânia faz parte da família europeia”, terá consequências óbvias em futuros alargamentos da UE e na relação desta com a Rússia.

 

Dos alargamentos mais recentes resultaram fricções internas que colocaram em causa o entendimento sobre as premissas mais básicas do que é um Estado de direito, como a Polónia e a Hungria expuseram e exploraram, o que exige uma boa dose de prudência quando se trata de aumentar a “família europeia” e garantir o funcionamento das suas instituições.

 

Admitir a Ucrânia implica considerar com seriedade negocial as candidaturas da Moldova, Geórgia, Macedónia do Norte, Albânia ou Montenegro e Sérvia — a Turquia ficará ad aeternum na lista de espera — e expandir as fronteiras da UE até à Rússia, com os riscos que essa opção comporta, ao assumir que a Ucrânia nunca fará parte da Rússia.

 

A concessão do estatuto de país candidato é pacífica entre a população e as instituições europeias — o Conselho Europeu deve fazê-lo na próxima semana — e até consensual entre os partidos portugueses, como se percebeu esta sexta-feira à porta de São Bento. O que não será assim tão consensual será a rapidez com que se irá processar quer a sua adesão, quer a dos restantes países candidatos, assim com o investimento que será necessário para que tal seja viável. França e Alemanha, aos quais Portugal se associa, prescindindo de uma atitude mais transatlântica, não demonstraram ainda qualquer vontade de apressar um inevitável alargamento.

 

Desde a invasão russa que a União Europeia, como aqui escreveu Paulo Rangel, está num processo de mudança de paradigma. A sua política assente na geoeconomia, ditada pelos interesses alemães, está a ser substituída por uma visão mais geopolítica, uma perspectiva mais francesa. Com efeito, o gigante económico europeu ainda não deixou de ser irrelevante politicamente. Mas se o reverso desta boa vontade para com as aspirações ucranianas der origem a um limbo demasiado longo, Kiev corre o risco de ficar à espera de Godot. E, nesse caso, Olaf Scholz, Emmanuel Macron e Mario Draghi terão ido fazer “turismo de guerra” à Ucrânia. Até onde quer ir a União Europeia? E quando?


 EDITORIAL

How far do you want to go in the European Union?

 

If the reverse of this goodwill towards Ukrainian aspirations gives rise to too long limbo, Kiev runs the risk of waiting for Godot.

 

Amílcar Correia

June 17, 2022, 19:37

https://www.publico.pt/2022/06/17/mundo/editorial/ate-onde-quer-ir-uniao-europeia-2010435

 

Olaf Scholz, Emmanuel Macron and Mario Draghi did not go to Kiev and Irpin for "war tourism". The German Chancellor, the French President and the Italian Prime Minister have gone to Ukraine to ensure that the country will obtain candidate status for the European Union (EU) and send a strong political signal. The granting of this status, and the admission, as Scholz said, that "Ukraine is part of the European family", will have obvious consequences in future enlargements of the EU and its relationship with Russia.

 

The most recent enlargements have resulted in internal frictions that have called into question the understanding of the most basic premises of what a rule of law is, as Poland and Hungary have exposed and exploited, which requires a good deal of prudence when it comes to increasing the "European family" and ensuring the functioning of their institutions.

 

Admitting Ukraine seriously involves negotiating the candidacies of Moldova, Georgia, Northern Macedonia, Albania or Montenegro and Serbia — Turkey will be ad aeternum on the waiting list — and expanding the EU's borders to Russia, with the risks that this option entails, assuming that Ukraine will never be part of Russia.

 

The granting of candidate country status is peaceful between the population and the European institutions - the European Council is expected to do so next week - and even consensual ly between the Portuguese parties, as was perceived this Friday outside St Benedict's. What will not be so consensual will be how quickly it will take place, both its support and that of the other candidate countries, as well as the investment that will be necessary for this to be feasible. France and Germany, to which Portugal is associated, without a more transatlantic attitude, have not yet shown any willingness to hasten an inevitable enlargement.

 

Since the Russian invasion, the European Union, as Paul Rangel wrote here, has been in a process of paradigm shift. Its geo-based policy, dictated by German interests, is being replaced by a more geopolitical vision, a more French perspective. Indeed, the European economic giant is still politically irrelevant. But if the reverse of this goodwill towards Ukrainian aspirations gives rise to too long limbo, Kiev runs the risk of waiting for Godot. And in this case, Olaf Scholz, Emmanuel Macron and Mario Draghi will have gone to "war tourism" to Ukraine. How far do you want to go in the European Union? And when?



Sem comentários:

Enviar um comentário