Até onde quer ir a União Europeia?
Se o reverso desta boa vontade para com as aspirações
ucranianas der origem a um limbo demasiado longo, Kiev corre o risco de ficar à
espera de Godot.
Amílcar Correia
17 de Junho de
2022, 19:37
https://www.publico.pt/2022/06/17/mundo/editorial/ate-onde-quer-ir-uniao-europeia-2010435
Olaf Scholz,
Emmanuel Macron e Mario Draghi não foram fazer “turismo de guerra” a Kiev e a
Irpin. O chanceler alemão, o Presidente francês e o primeiro-ministro italiano
foram à Ucrânia assegurar que o país irá obter o estatuto de candidato à União
Europeia (UE) e transmitir um forte sinal político. A concessão desse estatuto,
e a admissão, como disse Scholz, de que “a Ucrânia faz parte da família
europeia”, terá consequências óbvias em futuros alargamentos da UE e na relação
desta com a Rússia.
Dos alargamentos
mais recentes resultaram fricções internas que colocaram em causa o
entendimento sobre as premissas mais básicas do que é um Estado de direito,
como a Polónia e a Hungria expuseram e exploraram, o que exige uma boa dose de
prudência quando se trata de aumentar a “família europeia” e garantir o
funcionamento das suas instituições.
Admitir a Ucrânia
implica considerar com seriedade negocial as candidaturas da Moldova, Geórgia,
Macedónia do Norte, Albânia ou Montenegro e Sérvia — a Turquia ficará ad
aeternum na lista de espera — e expandir as fronteiras da UE até à Rússia, com
os riscos que essa opção comporta, ao assumir que a Ucrânia nunca fará parte da
Rússia.
A concessão do
estatuto de país candidato é pacífica entre a população e as instituições
europeias — o Conselho Europeu deve fazê-lo na próxima semana — e até
consensual entre os partidos portugueses, como se percebeu esta sexta-feira à
porta de São Bento. O que não será assim tão consensual será a rapidez com que
se irá processar quer a sua adesão, quer a dos restantes países candidatos,
assim com o investimento que será necessário para que tal seja viável. França e
Alemanha, aos quais Portugal se associa, prescindindo de uma atitude mais
transatlântica, não demonstraram ainda qualquer vontade de apressar um
inevitável alargamento.
Desde a invasão
russa que a União Europeia, como aqui escreveu Paulo Rangel, está num processo
de mudança de paradigma. A sua política assente na geoeconomia, ditada pelos
interesses alemães, está a ser substituída por uma visão mais geopolítica, uma
perspectiva mais francesa. Com efeito, o gigante económico europeu ainda não
deixou de ser irrelevante politicamente. Mas se o reverso desta boa vontade
para com as aspirações ucranianas der origem a um limbo demasiado longo, Kiev
corre o risco de ficar à espera de Godot. E, nesse caso, Olaf Scholz, Emmanuel
Macron e Mario Draghi terão ido fazer “turismo de guerra” à Ucrânia. Até
onde quer ir a União Europeia? E quando?
EDITORIAL
How far do you
want to go in the European Union?
If the reverse of this goodwill towards Ukrainian
aspirations gives rise to too long limbo, Kiev runs the risk of waiting for
Godot.
Amílcar Correia
June 17, 2022,
19:37
https://www.publico.pt/2022/06/17/mundo/editorial/ate-onde-quer-ir-uniao-europeia-2010435
Olaf Scholz,
Emmanuel Macron and Mario Draghi did not go to Kiev and Irpin for "war
tourism". The German Chancellor, the French President and the Italian
Prime Minister have gone to Ukraine to ensure that the country will obtain
candidate status for the European Union (EU) and send a strong political
signal. The granting of this status, and the admission, as Scholz said, that
"Ukraine is part of the European family", will have obvious
consequences in future enlargements of the EU and its relationship with Russia.
The most recent
enlargements have resulted in internal frictions that have called into question
the understanding of the most basic premises of what a rule of law is, as
Poland and Hungary have exposed and exploited, which requires a good deal of
prudence when it comes to increasing the "European family" and
ensuring the functioning of their institutions.
Admitting Ukraine
seriously involves negotiating the candidacies of Moldova, Georgia, Northern
Macedonia, Albania or Montenegro and Serbia — Turkey will be ad aeternum on the
waiting list — and expanding the EU's borders to Russia, with the risks that
this option entails, assuming that Ukraine will never be part of Russia.
The granting of
candidate country status is peaceful between the population and the European
institutions - the European Council is expected to do so next week - and even
consensual ly between the Portuguese parties, as was perceived this Friday
outside St Benedict's. What will not be so consensual will be how quickly it
will take place, both its support and that of the other candidate countries, as
well as the investment that will be necessary for this to be feasible. France
and Germany, to which Portugal is associated, without a more transatlantic
attitude, have not yet shown any willingness to hasten an inevitable
enlargement.
Since the Russian
invasion, the European Union, as Paul Rangel wrote here, has been in a process
of paradigm shift. Its geo-based policy, dictated by German interests, is being
replaced by a more geopolitical vision, a more French perspective. Indeed, the
European economic giant is still politically irrelevant. But if the reverse of
this goodwill towards Ukrainian aspirations gives rise to too long limbo, Kiev
runs the risk of waiting for Godot. And in this case, Olaf Scholz, Emmanuel
Macron and Mario Draghi will have gone to "war tourism" to Ukraine. How
far do you want to go in the European Union? And when?


Sem comentários:
Enviar um comentário