quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

15 de Março de 2022: “Bastava um rabino dizer que frequenta a sinagoga e é sefardita. É o caso de Abramovich” / "It was enough for a rabbi to say that he attends the synagogue and is Sephardic. This is the case of Abramovich"

 



NACIONALIDADE

“Bastava um rabino dizer que frequenta a sinagoga e é sefardita. É o caso de Abramovich”

 

Médico Joshua Ruah que foi responsável pela Comunidade Judaica de Lisboa fala, numa entrevista ao Diário de Notícias a propósito do lançamento da sua autobiografia, na forma como Lisboa e Porto fazem uma interpretação “completamente diferente” da lei que permite que judeus que provem que descendem dos que foram expulsos de Portugal há mais de 500 anos consigam obter a nacionalidade portuguesa.

 

Mariana Oliveira

15 de Março de 2022, 10:39

https://www.publico.pt/2022/03/15/sociedade/noticia/bastava-rabino-dizer-frequenta-sinagoga-sefardita-caso-abramovich-1998818

 

"Bastava como prova um rabino de uma sinagoga sefardita - até podia ser da Cochinchina - dizer que fulano de tal frequenta a nossa sinagoga e é do rito sefardita e pouco mais. É o caso desse ‘futebolista’, o Roman Abramovich.” É desta forma que o médico Joshua Ruah, que foi responsável pela Comunidade Judaica de Lisboa, descreve, numa entrevista ao Diário de Notícias, a forma como os homólogos do Porto certificavam a origem sefardita de judeus de modo a poderem obter a nacionalidade portuguesa, como aconteceu com o multimilionário russo que é dono do Chelsea.

 

O médico, que está a lançar uma autobiografia, associa a lei que permite aos judeus de origem sefardita obterem nacionalidade portuguesa a um movimento que começou em 1996, ano em que fazia 500 anos o decreto de expulsão dos judeus de Portugal. “Quando se deu essa data, a comunidade não a quis deixar passar em branco e resolvi falar com o Presidente [Jorge Sampaio]”, conta Ruah, que explica que tecnicamente Sampaio era judeu porque era filho de mãe e avó judias, apesar de ser um ateu convicto.

 

“Disse-lhe que não o queria encravar de forma pública, mas os 500 anos deveriam ser assinalados e queríamos fazer essa referência e convidá-lo para presidir a uma comissão. Ele disse que não, pelo menos sozinho, e então sugeriu que ia convidar o presidente do Estado de Israel. (...) Decidimos chamar à iniciativa Memória e Reconciliação. Porque as coisas não se esquecem, mas podem reconciliar-se”, recorda o médico na entrevista ao Diário de Notícias (DN), dada ainda antes da detenção do rabino da comunidade do Porto. Mais tarde, recorda que Mário Soares o contactou no âmbito de uma presidência aberta dizendo que pretendia ir a Castelo de Vide, em Portalegre, fazer um discurso de perdão pela Inquisição e lhe pediu para fazer um discurso introdutório.

 

A realidade é que a lei só foi aprovada anos mais tarde, em 2015, devido ao que o antigo responsável pela Comunidade Judaica de Lisboa diz ter sido “uma iniciativa do PS e do CDS e com a qual a comunidade judaica nada teve a ver”. E acrescenta: “O que pensei existir era um conjunto de movimentações políticas sem importância, só que a lei portuguesa, ao contrário da espanhola, não estabelecia prazos. Achei que o assunto teria de ser tratado com pinças porque poderia haver movimentos contra e foi assim que o processo começou.”

 

O médico nota que, de seguida, “a direcção da Comunidade Judaica de Lisboa cai, devido a um movimento estranho e a dada altura aparece um sujeito com pouca ligação a nós, com dupla nacionalidade portuguesa e israelita, que foi buscar colaborações de quem nunca aparecia e, ao fazer uma oposição capaz, ganhou a direcção por três anos”. A determinada altura é dada à Comunidade Judaica do Porto a mesma autorização. “E percebe-se como a lei foi escrita de forma dúbia, afinal o que diz é muito simples: as pessoas que demonstrem ter ascendência de judeus expulsos de Portugal e que a possam provar documentalmente podem readquirir a sua nacionalidade”, explica, citado pelo DN.

 

Na Comunidade Judaica de Lisboa havia historiadores que faziam o estudo dos processos que entravam. “Entretanto, houve umas questões entre a comunidade e o rabino que arranjaram, eu estive à cabeça dessa oposição, e acabámos por correr com o rabino e a direcção”, relata. Nessa altura, chegou-se à conclusão que existia uma lista de espera para quem queria requerer a nacionalidade de umas três mil pessoas. “Então, a direcção contratou mais historiadores de modo a pôr os processos em dia”, afirma o médico.

 

No entanto, Joshua Ruah assume que a interpretação da lei feita pela comunidade de Lisboa foi “completamente diferente'’ da do Porto. Os números do Ministério da Justiça indiciam essa distinção, já que mostram que dos mais de 86 mil pedidos de nacionalidade ao abrigo desta legislação que deram entrada entre 2015 e 2020 em Portugal, 89% foram instruídos com um certificado da comunidade do Porto e apenas 11% com um certificado da de Lisboa.

 

Essa diferença levou a um corte de relações entre as duas comunidades, revela o médico. “A Comunidade Judaica do Porto cortou relações com a de Lisboa pois queria que nós lêssemos o processo do russo e recusámos, porque a de Lisboa não tinha como missão fazer censura. Eles tomaram a resposta como ostensiva”, explica. Evitando dizer que a Comunidade Judaica do Porto facilitou a certificação da origem sefardita, o médico prefere dizer que “utilizou outros critérios”. “Na realidade, o que decorre disso é a Procuradoria-Geral da República estar a investigar esse caso”, remata.

 

tp.ocilbup@arieviloem


NATIONALITY

"It was enough for a rabbi to say that he attends the synagogue and is Sephardic. This is the case of Abramovich"

 

 Doctor Joshua Ruah, who was responsible for the Jewish Community of Lisbon, speaks, in an interview with Diário de Notícias about the launch of his autobiography, about how Lisbon and Porto make a "completely different" interpretation of the law that allows Jews who prove that they are descendants of those who were expelled from Portugal more than 500 years ago to obtain Portuguese nationality.

 

 Mariana Oliveira

15 March 2022, 10:39

https://www.publico.pt/2022/03/15/sociedade/noticia/bastava-rabino-dizer-frequenta-sinagoga-sefardita-caso-abramovich-1998818

 

 "It was enough as proof for a rabbi of a Sephardic synagogue - he could even be from Cochinchina - to say that so-and-so attends our synagogue and is of the Sephardic rite and little else. This is the case of this 'footballer', Roman Abramovich." This is how the doctor Joshua Ruah, who was responsible for the Jewish Community of Lisbon, describes, in an interview with Diário de Notícias, the way in which their counterparts in Porto certified the Sephardic origin of Jews in order to obtain Portuguese nationality, as happened with the Russian billionaire who owns Chelsea.

 

 The doctor, who is launching an autobiography, associates the law that allows Jews of Sephardic origin to obtain Portuguese nationality with a movement that began in 1996, the year in which the decree of expulsion of Jews from Portugal was 500 years old. "When that date was given, the community did not want to let it go unnoticed and I decided to talk to the President [Jorge Sampaio]", says Ruah, who explains that technically Sampaio was Jewish because he was the son of a Jewish mother and grandmother, despite being a convinced atheist.

 

"I told him that I didn't want to jam it publicly, but the 500th anniversary should be marked and we wanted to make that reference and invite him to chair a commission. He said no, at least alone, and then suggested that he would invite the president of the State of Israel. (...) We decided to call the initiative Memory and Reconciliation. Because things are not forgotten, but they can be reconciled", recalls the doctor in the interview with Diário de Notícias (DN), given even before the arrest of the rabbi of the Porto community. Later, he recalls that Mário Soares contacted him as part of an open presidency saying that he intended to go to Castelo de Vide, in Portalegre, to make a speech of forgiveness for the Inquisition and asked him to make an introductory speech.

 

 The reality is that the law was only approved years later, in 2015, due to what the former head of the Jewish Community of Lisbon says was "an initiative of the PS and the CDS and with which the Jewish community had nothing to do". And he adds: "What I thought existed was a set of unimportant political movements, but the Portuguese law, unlike the Spanish one, did not establish deadlines. I thought that the matter would have to be dealt with with tweezers because there could be movements against it and that's how the process began."

 

 The doctor notes that, then, "the leadership of the Jewish Community of Lisbon falls, due to a strange movement and at a certain point a guy with little connection to us appears, with dual Portuguese and Israeli nationality, who sought collaborations from those who never appeared and, by making a capable opposition, won the leadership for three years". At a certain point, the Jewish Community of Porto is given the same authorization. "And you can see how the law was written in a dubious way, after all what it says is very simple: people who demonstrate ancestry from Jews expelled from Portugal and who can prove it documentally can reacquire their nationality", he explains, quoted by DN.

 

 In the Jewish Community of Lisbon there were historians who studied the processes that entered. "In the meantime, there were some issues between the community and the rabbi that they arranged, I was at the head of this opposition, and we ended up running with the rabbi and the board," he reports. At that time, it was concluded that there was a waiting list for those who wanted to apply for the nationality of about three thousand people. "So, the board hired more historians in order to catch up on the processes", says the doctor.

 

 However, Joshua Ruah assumes that the interpretation of the law made by the Lisbon community was "completely different" from that of Porto. The Ministry of Justice's figures indicate this distinction, as they show that of the more than 86 thousand nationality applications under this legislation that were filed between 2015 and 2020 in Portugal, 89% were instructed with a certificate from the Porto community and only 11% with a certificate from Lisbon.

 

 This difference led to a severing of relations between the two communities, reveals the doctor. "The Jewish Community of Porto cut relations with the one in Lisbon because it wanted us to read the Russian process and we refused, because the one in Lisbon did not have the mission of censorship. They took the answer as ostentatious," he explains. Avoiding saying that the Jewish Community of Porto facilitated the certification of Sephardic origin, the doctor prefers to say that "it used other criteria". "In reality, what follows from this is that the Attorney General's Office is investigating this case", he concludes.

 

 tp.ocilbup@arieviloem


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