sábado, 31 de janeiro de 2015


Ana Gomes defende-se no Twitter e acusa novamente Paulo Portas


Ana Gomes anunciou que queria reabrir o processo dos Submarinos esta semana
No Twitter, a eurodeputada questiona quem é mentirosa, colocando na rede social uma fotografia do despacho do Ministério Público que arquivou todo o processo a meio de dezembro:


Ana Gomes defende-se no Twitter e acusa novamente Paulo Portas
30/1/2015, OBSERVADOR
A eurodeputada questiona se é ela que está a mentir compulsivamente, publicando no Twitter uma fotografia do processo em que foi concluído que certos elementos da investigação "não foram localizados".
A eurodeputada socialista respondeu esta tarde às afirmações de Paulo Portas que a acusou de mentir “compulsivamente”, questionando quem estaria a mentir e publicando na sua conta oficial de Twitter uma citação do processo em que certos documentos, como a comunicação com as Bahamas, são identificadas como não tendo sido localizadas.

Ana Gomes pediu esta quinta-feira a reabertura do processo dos submarinos, alegando que “há elementos que justificam uma investigação ao património de Paulo Portas” e que Durão Barroso também devia ser investigado. No entanto, este pedido foi recebido por Paulo Portas como uma “obsessão” que não lhe diz respeito, afirmando mesmo que Ana Gomes é “compulsivamente mentirosa”.

A eurodeputada tem vindo a dizer que o Ministério dos Negócios Estrangeiros, liderado por Paulo Portas, não deu seguimento às diligências necessárias para a investigação do caso dos submarinos. O excerto publicado nas redes sociais refere que uma informação do Ministério dos Negócios Estrangeiros foi dirigida à Procuradoria-Geral da República informando que elementos relacionais com os fundos com sede nas Bahamas, e de acordo com informações desse país, foram enviadas às autoridades judiciárias portuguesas de modo a integrarem esta investigação. No entanto, “tais elementos não foram localizados”.

Paulo Portas disse esta tarde que todas as cartas rogatórias e as suas respostas foram remetidas de e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros às autoridades judiciárias portuguesas e que por isso, esta acusação de Ana Gomes não tem fundamento. A eurodeputada era assistente deste processo e atualmente contesta que nesse processo já havia indícios suficientes da prática dos crimes de corrupção na aquisição dos submarinos.

O Ministério Público considerou, contudo, “inviável, face à impossibilidade de reconstituição de todos os fluxos financeiros, recolher prova documental quanto ao destino de todas as quantias na medida em que não foi obtida resposta, nomeadamente, de carta rogatória enviada para a Bahamas”.

“Está a criar-se uma nova geração de pobres”



“O Fundo diz que o crescimento da economia portuguesa previsto para os próximos anos, e que rondará 1,5%, não será suficiente para travar a estagnação do mercado de trabalho. Como resultado, o ajustamento arrisca-se a ser feito por via da saída de trabalhadores, nomeadamente os qualificados, para o estrangeiro, deixando no país uma força de trabalho há muito arredada do mercado e que fica com qualificações desajustadas das necessidades.”
In PÚBLICO


“Está a criar-se uma nova geração de pobres”
Andreia Sanches e Pedro Crisóstomo / 30/01/2015 - PÚBLICO

Os novos números da pobreza do INE preocupam especialistas e instituições sociais.

“Se há quem ache que o país está melhor”, os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) nesta sexta-feira esclarecem: “Está a criar-se uma nova geração de pobres.” Quem o diz é Sérgio Aires, presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza - Europa. Segundo o INE, o aumento do risco de pobreza abrangeu todos os grupos etários, mas foi mais elevado no caso dos menores de 18 anos — passou de 24,4%, em 2012, para 25,6%, em 2013.

Mais: “Os agregados com filhos são os mais pobres”, nota Sérgio Aires, que também é presidente do Observatório de Luta Contra a Pobreza na cidade de Lisboa. Mais alguns números: 38,4% das famílias monoparentais (definidas como “um adulto com pelo menos uma criança”) vivem com rendimentos abaixo do limiar de pobreza, de acordo com o INE. Um aumento, num só ano, de 5,3 pontos percentuais. Estes foram, de resto, os agregados mais atingidos. Os dados retratam a situação do país em 2013.

“Lendo estes dados com os números mais recentes do desemprego, que mostram um aumento do desemprego dos jovens, e sabendo-se que o emprego que está a ser criado é mal pago” e que, à conta “destes estágios que são criados para jovens”, se “acabam com postos de trabalho”, serão precisos, na opinião de Sérgio Aires, “uns 30 anos para voltar a repor os mínimos”.

Para além do desemprego, a redução do número de beneficiários de prestações sociais a que se tem assistido nos últimos anos ajudará a explicar o aumento da taxa de risco de pobreza. “E estamos só a olhar para o que piora. Mas entre os idosos, o cenário continua a ser mau” — 15,1% no grupo de 65 ou mais anos.

Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) ainda não analisou os novos dados do INE. Mas vai dizendo: “Infelizmente correspondem à sensação que temos.”

Dá um exemplo: nas creches e jardins de infância do sector solidário, muitos pais têm retirado os filhos, preferindo ficar com eles em casa, “embora as instituições particulares de solidariedade social façam preços adequados às situações e ninguém mande crianças embora quando as famílias não podem pagar”. Contudo, “os pais estão desempregados, não têm perspectivas de melhoria, acham que podem em casa dar uma boa educação aos filhos.” Para Lino Maia, "estas crianças ficam de facto mais pobres", são "estigmatizadas".

A pobreza infantil não é uma preocupação nova no país. “Mesmo nos períodos de redução da pobreza em Portugal, há um sector onde os resultados são praticamente nulos: a pobreza nas crianças e jovens. Se durante o período de queda das desigualdades os resultados se mantiveram quase iguais, neste período oposto têm aumentado imenso”, diz o especialista em desigualdades, exclusão social e políticas públicas, Carlos Farinha Rodrigues. “A taxa de pobreza das crianças já vai nos 25,6%. Este, para mim, é um dos factores de preocupação: hoje, as crianças e os jovens são dos sectores em maior fragilidade social, temos um quarto das nossas crianças e jovens em situação de pobreza.”


“O que diz então o FMI? Que a economia vai crescer pouco nos próximos anos, o que não dará para travar a estagnação do mercado de trabalho. Assim sendo, Portugal corre o risco de ver partir os quadros mais bem preparados para a emigração, perdendo com isso qualificações que seriam cruciais para o crescimento. E o que propõe então o FMI para contrariar isto? Manter o factor trabalho sobre pressão, revertendo os cortes salariais e o fim da Contribuição Extraordinária de Solidariedade. Apressar os despedimentos na Função Pública e cortar mais nas despesas sociais. Enfim, o Fundo propõe tudo o que faz fugir a mão-de-obra qualificada para o estrangeiro: baixos salários e fraca protecção social. Depois de há dois o governador do Banco de Inglaterra ter arrasado a política de austeridade da zona euro e de ainda ontem se ter sabido que foi o consumo a grande alavanca de crescimento do PIB dos EUA, o FMI não hesita em criticar o Governo pelo aumento do nosso salário mínimo. E, de caminho, avisar o PS que “o processo de reformas em Portugal tem de ser feito durante muitos anos, independentemente de quem estiver no governo”. Percebe-se que a ministra das Finanças os queira ver pelas costas.”
EDITORIAL / PÚBLICO / 31-1-2015